Respostas
Resposta:
Explicação passo a passo:
A Assprom desenvolve várias atividades distribuídas em projetos e ações, atingindo diretamente mais de 3000 adolescentes trabalhadores, aprendizes e familiares. Tanto o Programa Adolescente Trabalhador quanto o Programa de Aprendizagem são compostos de vários projetos. Cada projeto tem uma metodologia própria e uma área de atuação específica.
PROJETO DE INICIAÇÃO PARA O TRABALHO
Faz parte do Programa Adolescente Trabalhador da Assprom. É o início do processo de aprendizagem de quem ingressa na Associação. Tem como objetivo cadastrar, selecionar e iniciar a formação profissional de adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de capacitações específicas, viabilizando a inserção no mercado de trabalho.
Nessa etapa, são inseridos conteúdos que contribuem para a qualificação e o desenvolvimento pessoal dos adolescentes, com informações técnicas e práticas para o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades, que buscam atender a atual demanda do mundo do trabalho.
PROJETO DE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
De acordo com o artigo 69 do ECA, “o adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho”. A Assprom possui uma equipe que acompanha o adolescente ou jovem em todo seu processo de formação, buscando soluções para as dificuldades inerentes ao mundo do trabalho, no âmbito familiar e pessoal.
O acompanhamento profissional é um trabalho de vanguarda da Assprom e fortalece a relação das empresas parceiras com seus adolescentes trabalhadores e aprendizes. Os técnicos de acompanhamento orientam os adolescentes e jovens sobre seus anseios e dificuldades, identificando suas necessidades e realizando intervenções. Para abranger essa formação integral, os responsáveis legais e os coordenadores e chefias diretas, das organizações parceiras, são convidados a participarem, interagirem e se comprometerem com o desempenho e comportamento do adolescente ou jovem no local de trabalho, na Assprom, na escola e na comunidade.
PROJETO DE FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A ASSPROM ao desenvolver suas ações no âmbito da Assistência Social, assume o compromisso de gerar a “promoção da integração ao mercado de trabalho”, de adolescentes e jovens, conforme objetivos descritos no artigo 2º da LOAS – Lei 8.742/1993, alterada pela Lei 12.435/2011.
Ao iniciar sua aprendizagem em uma dos programas da entidade, o adolescente/jovem passa a construir o que é chamado de Currículo Mínimo. Este currículo é composto por inúmeros cursos, dentre eles, os de informática, de capacitação e aperfeiçoamento profissional, português, matemática, inglês e espanhol, além de palestras, com diversificada grade de temas: empregabilidade, relacionamento interpessoal, autoestima, políticas públicas e muito mais.