Com base no capítulo 2, intitulado "A Sociologia e a relação entre o individuo e a sociedade".responda as perguntas a seguir:
1. O que são fatos sociais na perspectiva de Durkheim?
2. Qual a importância da coesão social para a vida em sociedade?
3. Quais os tipos fundamentais de ação social e suas características?
4. Como Karl Marx definiu classes sociais? Você acredita que esse conceito ainda é válido para os dias de hoje?
5. Qual o entendimento do sociólogo Charles Wright Mills sobre imaginação social?
Respostas
Resposta: Olá , boa noite!
Explicação:
1 - De acordo com Durkheim, o fato social diz respeito aos modos de agir e interagir dos indivíduos de um determinado grupo ou sociedade em geral. ... Dessa forma, a estrutura social, os valores e as regras podem ser consideradas fatos sociais.
2 -A coesão social, é o que mantém um grupo social unido e operando de forma constante dentro da sociedade. ... Ela tem a haver com a identidade que um grupo é capaz de criar e reproduzir para si e para os outros .
3 - Ação social em relação a valores – o indivíduo orienta suas práticas de acordo com valores sociais, subjetivos ou crenças pessoais. Age em conjunto com o que considera correto, benéfico para o próximo. Esse tipo de ação geralmente é fruto de tradições, como religiosas ou familiares.
Escrever uma carta certamente é uma ação social, pois ao fazê-lo a gente tem esperança que a carta vai ser lida por alguém. ... Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional.
4 - Para Karl Marx, a definição de classe social é essencialmente econômica. ... Em outro ponto de vista , na teoria marxista, as classes sociais são grupos de indivíduos que partilham de uma posição similar nas relações de produção, quais sejam elas, sejam os proprietários dos meios de produção, sejam os que vendem sua força de trabalho.
Sim , segundo a teoria marxista os cidadões vendem sua força de trabalho em troca de algo que os possam ser beneficiar .
5 - O sociólogo Charles Wright Mills (1916 - 1962) se utiliza da expressão "imaginação sociológica", de fundamental importância para a compreensão da existência dentro da perspectiva social, para além da importância desta disciplina no currículo escolar.