Respostas
Resposta:
O que é um sistema operacional multitarefa? A resposta mais comum é: "Um sistema que executa várias tarefas ao mesmo tempo". Pois bem, essa é de fato a sensação que os usuários experimentam, porém não bem assim que funciona.
Para possibilitar essa "experiência multitarefa", o que ocorre é que a CPU é compatilhada entre os processos que estão na memória aguardando CPU. Funciona da seguinte forma: É escolhido um tempo máximo, conhecido como quantum ou timeslice (fatias de tempo), em que a CPU será entregue a cada processo, por exemplo 20ms , desta forma, em único segundo a CPU, terá sido alocada para vários processos. no exemplo 50 vezes teoricamente. Desta forma, para o usuário parece que os vários processos executam juntos, mas o que houve foi um compatilhamento do tempo de CPU. Essa técnica é conhecida como timesharing e foi implementada a partir dos sistemas da 3a Geração. Para que isso funcione é necessário que exista apoio do hardware, neste caso um gerador de interrupções, conhecido como relógio. A cada intervalo de tempo a CPU terá o fluxo de execução desviado para o Sistema Operacional e neste ponto o SO assumirá o controle do sistema, até entregar novamente a CPU a outro processo.
Explicação:
Os sistemas operacionais executam novos processos sem ter a necessidade que processos que foram iniciados antes precisem ser encerrados, para isso os programas executam segmentos (partes) de múltiplos processos de maneira intercalada fazendo que cada segmento dos processos executados, utilize os recursos