Considere os seguintes fungos:
a) Fungos que crescem sobre animais mortos.
b) Fungos que crescem sobre fezes de animais.
c) Mofo de pão.
d) Bolor de frutas.
e) Orelhas-de-pau que crescem sobre troncos de árvores.
f) Fungo que causa a micose entre os dedos dos pés.
g) Fungos que vivem em associação com raízes ( as micorrizas ).
Em cada um dos casos mencionados, escreva qual é o alimento usado pelo fungo.
Respostas
Resposta:
a) O mofo é um tipo de fungo que cresce tanto ao ar livre quanto em lugares fechados. Assim como outros fungos, o mofo não produz seu próprio alimento, por isso consome outros seres — geralmente restos de plantas ou animais mortos. Também pode consumir produtos como alimentos, papel, tecido e vários outros.
b)O termo fungo coprófilo é artificial e sem valor taxonômico e refere-se àqueles fungos ecologicamente especializados em crescer e desenvolverem parte do seu ciclo de vida sobre excrementos de uma ampla diversidade de animais (herbívoros, onívoros ou carnívoros).
c)O bolor ou mofo é uma designação comum dada a fungos filamentosos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros. Bolores crescem sobre pão velho, frutas podres, couro, madeira, papel e muitos outros materiais.
e)Também conhecido como urupê e pironga, o fungo cresce em troncos de árvores em decomposição. De coloração laranja intensa, esta espécie é um decompositor, realizando um importante papel de reciclar a matéria da natureza.
f)A micose no pé, também chamada de frieira, pé-de-atleta ou tinha dos pés, é um tipo de infecção causada pelo fungo do gênero Trichophyton que está presente na pele e não provoca nenhum sintoma em pele íntegra, mas quando encontra um local úmido e quente pode proliferar rapidamente causando coceira, vermelhidão, ...
g)Micorriza: associação entre fungos e raízes de vegetais superiores. Micorrizas (do grego mukes – cogumelo e rhiza – raiz) são associações entre fungos e raízes de plantas superiores. ... Os fungos, associados às raízes, ocupam um maior volume do solo, potencializando a absorção de nutrientes, principalmente do sódio.