Em nosso vida pessoal estamos sempre envolvido com algum tipo de orçamento, seja de uma forma geral, controlando tudo o que recebemos versus o que gastamos, bem como na avaliação de “conta a conta”, como o que estamos gastando em supermercado, lazer, entre outros. Nas empresas, isso não é diferenet, e por isso podemos dizer que existem diversos tipos de orçamento para serem utilizados, conforme a realidade da empresa e o seu campo de atuação. Dentre eles citam-se o orçamento estático, flexível, de tendências e de base zero. Qual o orçamento caracterizado por uma prática orçamentária que utiliza dados passados para projetar o futuro, pois situações ocorridas no passado, decorrentes da estrutura organizacional já existente, servem de base para projetar situações futuras?
A) Base zero.
B) Tendências.
C) Flexível.
D) Estático.
Respostas
O Orçamento de Tendências usa dados do passado para fazer projeções futuras (letra B).
Letra B: Tendências.
Isso ocorre porque o Orçamento de Tendências é baseado em informações passadas - e verídicas da organização - que servem de apoio para a criação de cenários futuros. Nesse sentido, o grande objetivo do Orçamento de Tendências é verificar se alguns cenários de mercado podem se repetir.
Por fim, vale destacar que o gestor deve realizar uma média das situações e, naturalmente, chegar a uma determinada conclusão com relação às tendências.
Força e Honra!
Resposta:
B) Tendências.
Explicação:
O orçamento de tendências é uma prática orçamentária que utiliza dados passados para projetar o futuro, pois situações ocorridas no passado, decorrentes da estrutura organizacional já existente, servem de base para projetar situações futuras, uma vez que corre-se o risco de que tais situações possam acontecer novamente. Nesse aspecto é importante fazer uma média dos acontecimentos em um período de alguns exercícios sociais.