O planejamento estratégico pode ser entendido como um processo gerencial realizado para elaborar a estratégia da organização. Antes mesmo de avaliar o processo de planejamento estratégico e outras questões sobre sua elaboração, é interessante ter uma visão macro de suas etapas. Dependendo do autor e da literatura consultada, as etapas do planejamento estratégico apresentam variações. Contudo, é possível elencar algumas etapas obrigatórias, que estão contempladas na maioria das metodologias, ainda que com nomes diferentes.
Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2021.
Considerando o exposto e os estudos sobre as etapas do planejamento estratégico, avalie as afirmativas a seguir.
I. Na primeira etapa se realiza a análise do ambiente externo, identificação de oportunidades e ameaças.
II. Na segunda etapa realiza-se a análise de fatores positivos e negativos que possam impactar o desenvolvimento da empresa.
III. Na terceira etapa analisa-se o ambiente interno, contemplando desde os recursos tangíveis e intangíveis, como também verificação dos pontos fortes e fracos.
IV. Na quinta etapa define-se os valores e políticas, isto é, questões éticas e preceitos pelos quais as pessoas e a organização se orientam no momento de executar suas atividades.
É correto o que se afirma em:
A) I e II
B) I, II, III
C) I, III, IV
D) II e IV
E) II, III, IV
Respostas
D II e IV
Página 65
Etapa I - delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e do inventário das competências distintas: consiste em estabelecer as diretrizes que a empresa busca seguir a partir da elaboração do planejamento estratégico. É o momento de formular a visão, de assentar a missão da empresa e de estabelecer as competências distintivas que estão relacionadas à interação das competências com as habilidades que uma empresa deve sempre manter e desenvolver, para tornar-se cada vez mais competitiva em seu segmento de negócio. Etapa II - análise macro ambiental: é o exame minucioso dos fatores positivos e negativos que possam intervir nos negócios, facilitando ou prejudicando o desenvolvimento da empresa. Trata-se da análise das oportunidades e das ameaças relacionadas à organização. Etapa III - análise dos públicos relevantes, do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização: ao se investigar os públicos relevantes, ou seja, para quem se destina o trabalho desenvolvido pela empresa, verifica-se também o mercado concorrente da organização, a fim de se estabelecerem meios para conquistar o mercado consumidor. Os tipos de relacionamentos, por sua vez, referem-se à convivência da organização com as concorrentes dentro do mercado. Etapa IV - análise do ambiente interno: uma apuração total da empresa: o seu espaço interior, suas secretarias, áreas diretivas, técnicas e sociais, incluindo toda análise dos recursos tangíveis e intangíveis da organização, além da verificação dos pontos fortes e fracos. Etapa V - valores e políticas: os valores são as opiniões adotadas como convicção pela empresa. Tratam-se das questões éticas, dos valores morais e dos princípios ideais da conduta humana, que devem ser observados no exercício de uma profissão ou ofício.
Na primeira etapa se analisa o ambiente interno, permitindo que se tenha uma noção do que está ocorrendo dentro da organização, já na terceira etapa é que se observa o ambiente externo (alternativa D).
A segunda etapa envolve a determinação de pontos positivos e negativos que possam impactar a empresa de alguma forma, e na quinta etapa nos teremos a determinação de valores e políticas sobre as quais a organização irá trabalhar para buscar os seus objetivos.
Espero ter ajudado!