Suponhamos que a cor dos olhos seja estabelecida por pares de genes, onde C seja dominante para olho escuro e c recessivo para olho claro. Paulo possui os olhos escuros (mas a sua mãe possuia olhos claros), casou-se com Marina de olhos claros (cujo pai possui olhos escuros) que está grávida. Determine qual a probabilidade de Marina ter uma uma menina de olhos claros
Respostas
A partir do que a questão nos fornece, podemos afirmar que a probabilidade correta é de 1/4 ou 25%. E para chegarmos nesse resultado, precisamos nos lembrar de 3 regras que geralmente nós vamos aplicar em exercícios de probabilidade na genética.
- E que regras são essas ?
São 3, a saber :
- A regra do menino/menina
- A regra do E
- A regra do OU
- E o que nos diz a regra do menino/menina ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão especificar o sexo da criança, ou seja, nascer um menino ou uma menina, nós devemos, obrigatoriamente, 1/2 nas nossas contas. Isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer um menino e 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer uma menina.
- E o que nos diz a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina E um menino ?'' é de 1/4 ou 25%, isso porque vamos pegar a probabilidade de ser menino e multiplicar pela de ser menina, logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.
- E o que nos diz a regra do OU ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer um menino OU uma menina ?'' é de 100%, isso porque vamos pegar a probabilidade de ser menino e somar pela de ser menina, portanto : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Sabendo dessas regras, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que a cor do olho, é determinada por um par de genes, onde o alelo dominante ''C'' determina a presença do olho escuro, enquanto que o alelo recessivo ''c'' determina a presença do olho claro. Nos diz que Paulo possui olhos escuros, mas é filho de uma mãe que possui olhos claros, casou-se com Marina de olhos claros que está gravida. Dito isso, nos pede para determinarmos a probabilidade de Marina ter uma menina de olhos claros.
- Vamos anotar o genótipo do casal :
- Mas como saber que esse é o genótipo do casal ?
Se a Marina possui olhos claros, o genótipo dela é o homozigoto recessivo (cc), já que a presença do olho claro é uma característica recessiva, a questão também nos informou que Paulo possui olhos escuros, mas é filho de uma mãe que possui olhos claros. Com essa informação, nós podemos afirmar que Paulo é heterozigoto. Vamos comprovar isso com cruzamentos.
- Se o pai de Paulo for homozigoto dominante :
c c
C Cc Cc
C Cc Cc
Desse cruzamento, nós percebemos que 100% dos genótipos são heterozigotos e codificam um indivíduo com olhos escuros, tal como é a característica de Paulo.
- Sendo o pai de Paulo heterozigoto :
c c
C Cc Cc
c cc cc
E como esse é o cruzamento que faríamos, vamos analisar esse quadro de Punnett, para obtermos nossa resposta, analisando esse quadro montado, nós podemos inferir que :
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Cc) e codificam alguém com olhos escuros.
1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos (cc) e codificam alguém com olhos claros.
Portanto, nós percebemos que a probabilidade desse casal ter descendentes com olhos claros é de 1/2 ou 50%. Só que a questão especificou que quer a probabilidade de ser uma menina, então pela regra do menino/menina, temos que :
1/2 (probabilidade de ser menina) x 1/2 (probabilidade de ter olhos claros) = 1/4 ou 25%.
Em suma, a partir dos cruzamentos, podemos concluir que a probabilidade desse casal ter uma menina com olhos claros é de 1/4 ou 25%.
Bons estudos e espero ter ajudado :)