Qualquer que seja, entretanto, o chefe municipal, o elemento primário desse tipo de liderança é o "coronel", que comanda um lote considerável de votos de cabresto. A força eleitoral empresta-lhe prestígio político, natural coroamento de sua privilegiada situação econômica e social de dono de terras. Dentro da esfera própria de influência, o "coronel" como que resume em sua pessoa, sem substituí-las, importantes instituições sociais. Maia, victor nunes leal. Coronelismo, enxada e voto. 7. Ed. São paulo: companhia das letras, 2012. O texto analisa um fenômeno político da história brasileira muito presente na primeira república. Segundo o autor,.
sandralorena85:
vc é anglo né??
Respostas
respondido por:
0
O fenômeno político apresentado pelo texto é: Coronelismo.
O Coronelismo pode ser compreendido com uma expressão de origem brasileira e que representa os interesses de uma pessoa - conhecida como coronel - dentro da Administração Pública.
De acordo com os relatos históricos, os coronéis controlavam algumas regiões do país e havia um conflito de interesses muito grande, já que eles eram muito autoritários e só se preocupavam com os próprios interesses.
Espero ter ajudado. :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás