Respostas
Resposta:
Império alemão como colônias os atuais Togo, Camarões, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Namíbia.
Estados africanos colonizados pelos ingleses. São eles: África do Sul, Egito, Sudão, Gana, Nigéria, Somália, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda, Quênia, Malawi, Zâmbia, Gâmbia, Lesoto, Maurícia, Suazilândia, Seicheles e Zimbábue.
Explicação:
Colonização alemã na África
A colonização alemã na África data do final do século XIX ao início do século XX. Sua breve presença em África não fez da colonização alemã menos impactante. A presença alemã se deu a partir da Conferência de Berlim, que partilhou a África entre as nações europeias, dentre elas a Alemanha.
Entre os menores Estados a Alemanha figurou como uma importante colonizadora de África. A atuação de seus diplomatas consentiu ao governo germânico a anexação de territórios em diversas partes do continente. Assim, fizeram parte do Império alemão como colônias os atuais Togo, Camarões, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Namíbia. Dessa forma a Alemanha teve colônias na África Oriental, no sudoeste africano e no litoral atlântico, explorando esses territórios notadamente a partir da presença da companhia Deutsche Ost Afrika Gesellschaft, que ganha uma das primeiras concessões para atuar na África Oriental.
Colonização britânica na África
Entre o final do século XVII e meados do século XIX os Ingleses assumiram a frente da colonização do continente africano. Por serem uma potência econômica no período, com os resultados da Revolução Industrial já consolidados, a Inglaterra vai liderar a exploração da África, interferindo, inclusive, na questão da escravidão, levantando a bandeira contra o tráfico atlântico, já em declínio. Assim, encaminham o comércio africano para a exportação do ouro, diamantes e tapetes, marcando a dominação inglesa em seu mercado.
Estabelecem assim novas colônias na costa africana. Vários foram os Estados africanos colonizados pelos ingleses. São eles: África do Sul, Egito, Sudão, Gana, Nigéria, Somália, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda, Quênia, Malawi, Zâmbia, Gâmbia, Lesoto, Maurícia, Suazilândia, Seicheles e Zimbábue.