O farmacêutico responsável pelo gerenciamento do Serviço de Farmácia Clínica deve definir um conjunto abrangente de atividades clínicas a serem desenvolvidas pelos farmacêuticos do Serviço, com base nos problemas identificados no hospital. Estas atividades serão desenvolvidas dentro de modelos gerenciais de farmácia clínica, por farmacêuticos contratados especificamente para isto ou por farmacêuticos deslocados de suas atividades tradicionais de dispensação e aquisição, armazenamento e controle de estoque de medicamentos. Em qualquer dos casos será necessário analisar os serviços de suporte da Farmácia Hospitalar (distribuição de medicamentos, uso de recursos humanos de nível técnico, informatização e automação, infraestrutura e centralização ou descentralização de serviços) para verificar as possibilidades de criar e maximizar tempo para a prática clínica farmacêutica.
A partir das informações do texto-base, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É indispensável, para a implementação de um serviço de Farmácia clínica, que o farmacêutico responsável pelo gerenciamento deste Serviço possua a convicção de que fármacos apresentam enorme potencial de ocasionar danos ao paciente e que é responsabilidade do farmacêutico garantir resultados clínicos apropriados da farmacoterapia.
Porque:
II. No modelo especialista, de farmácia clínica, alguns profissionais são selecionados para prestar serviços clínicos a todos os pacientes ou a grupos pré-selecionados de pacientes, estes coordenam e integram as atividades de distribuição e de controle do uso de medicamentos e os serviços clínicos para todos os pacientes.
Resposta correta pelo DNM:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Corrigida pelo AVA.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás