• Matéria: Português
  • Autor: leogcenzi
  • Perguntado 3 anos atrás

COUTO, Mia. Contos do nascer da Terra. São Paulo: Companhia das Letreas, 2014, p. 89.

Você já viu, lendo um conto do escritor angolano Ondjaki, que o português falado na África tem certas diferenças em relação ao do Brasil, principalmente no léxico. Neste conto de Mia Couto, as diferenças não se devem tanto ao fato de ele ser africano, mas à sua inventividade vocabular.

Exemplo: na palavra intransmixivel, o autor misturou intransmissível (que não se pode transmitir) com parte da palavra mixar (misturar), cujo adjetivo correspondente seria miscível (misturável). Assim, intransmixível significa, ao mesmo tempo: uma linguagem que não se pode transmitir nem misturar.

Explique o significado das seguintes palavras inventadas pelo autor:

a) gostoseou (§ 4)

b) azulação (§ 8)

c) rebentamundo (§ 14)

e) temedroso (§ 19)

e) iluaminados (§ 23)

Respostas

respondido por: sabrinaebiancacamarg
2

Resposta:A) experimentou

B)O mar

C)quebrou

E) Medroso

F)Iluminados Com o brilho da Lua

Explicação:Confia


adribozeli: blz vou confiar, se eu errar culpa é tua.....................
respondido por: munizrenata5
1

Resposta:

GABARITO

RESOLUÇÃO:

a) Em lugar de gostou, o autor criou um novo verbo, a partir do adjetivo gostoso, para dizer que a menina sentiu o gosto, saboreou.

b) Ele formou um substantivo, a partir do verbo azular (tingir de azul, tornar azul), para se referir à imensidade do mar azul que inundava a visão da menina.

c) O substantivo rebentamundo foi composto com o verbo rebentar e o substantivo mundo. Como está ligado ao verbo escutar, deve significar estouro, grande explosão.

d) Temedroso é uma mistura muito expressiva de temeroso com medroso. (embora sejam sinônimos, temeroso não tem a conotação negativa de medroso, que sugere uma fraqueza de caráter).

h) O autor mudou um pedacinho da palavra iluminado, incluindo nela a palavra lua. A nova palavra significa iluminado com a luz da lua.

HABILIDADE(S):

Analisar os efeitos de sentido decorrentes [...]decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Explicação:

Perguntas similares