1) Qual o importante fato ocorrido em 1947 por influência da ONU?
2) O que resultou para a ONU com a descolonização na África, Ásia e Oceania?
3) Qual o importante título recebido pela ONU em 2001?
4) Quais as opiniões discordantes sobre a ONU entre analistas?
5) Copia do texto os principais órgãos que compõem as Nações Unidas
Respostas
1) O importante fato ocorrido em 1947 por influência da ONU foi a aprovação da Partilha da Palestina.
Em Assembleia Geral da ONU presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, em 29 de novembro de 1947, ocorreu a aprovação da partilha da Palestina.
Eram 57 estados membros, dos quais 56 votaram. Votaram contra a solução proposta 13 deles, a maioria (9 votos) de países islâmicos.
O ano de 1947 também é a data de representação fixa da ONU no Brasil.
2) Com a descolonização da África, Asia e Oceania, a ONU recebeu novos estados membros em sua organização, mas também observou conflitos locais que reivindicavam o poder, alguns conflitos que duram até os tempos atuais.
A ONU começou a condenar o colonialismo, produzindo a Carta das Nações Unidas (1945), documento em que a organização reconheceu e difundiu o objetivo de promover o direito à autodeterminação dos povos.
Com a decadência da Europa, motivada pela crise de 1929 e pelas Guerras Mundiais, a descolonização da Ásia e da África foi acelerada.
O despertar do sentimento nacionalista na Ásia e na África e Conferência de Bandung (1955), ocorrida na Indonésia, estimulou as lutas pela independência e a ruptura com a antiga ordem colonial.
3) O importante título recebido pela ONU em 2001 foi o Prêmio UNESCO de Meio Ambiente pela Reserva de Mamirauá (no estado de Manaus), por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Mamirauá é a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável brasileira. A proposta de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável é conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável e os moradores da região.
4) As opiniões discordantes sobre a ONU, entre várias, são:
- a participação de países ditatoriais em seu Conselho de Direitos Humanos;
- os fracassos pelas operações de paz, como nos períodos de massacres na Bósnia e em Ruanda;
- os escândalos de corrupção sob supervisão da entidade, como no caso do esquema de petróleo de Saddam Hussein no Iraque;
- o tráfico e o abuso sexual no período de reconstrução na Bósnia e na ocupação na África Central, praticados e acobertados por oficiais das Nações Unidas.
5) Os principais órgãos que compõem as Nações Unidas são seis a Assembleia Geral , o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Direitos Humanos, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.