É inegável que os influenciadores digitais estão em evidência, associados às plataformas digitais e às redes sociais: blogueiros, creators, entre outros, são os novos jogadores do marketing e da comunicação e ditam as regras de relacionamento entre empresas/marcas e seus públicos/consumidores.
O público confia nos influenciadores digitais da mesma forma que confia nas sugestões de parentes e amigos próximos para tomar decisões de compra de produtos e serviços, pois eles ocupam no ambiente digital um espaço que estava vazio. Isso ocorreu porque, enquanto a mídia tradicional não chegava às digitais, eram os próprios usuários que produziam a informação de qualidade disponível em blogs, fóruns e redes. De vários tipos e com atividades segmentadas, é preciso saber com precisão qual é o influenciador mais adequado para trabalhar com cada marca.
Veja a seguinte situação:
Você é o responsável pelo marketing de uma grande empresa de chocolates e tem como objetivo trazer seguidores mais engajados para a marca. Depois de seguir os procedimentos e analisar as opções, chegou a uma personalidade on-line que tem muito a ver com a sua marca e com o público que você deseja atingir.
Seu desafio é apresentar os passos que devem ser seguidos após ter sido encontrada essa personalidade.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Segue uma proposta de resposta ao desafio. Outros modelos podem ser aceitos, desde que justificados.
Em primeiro lugar, é importante verificar se essa personalidade realmente é o influenciador correto para a divulgação da marca. Em seguida, é preciso saber se o que ele compartilha é uma produção de conteúdo impactante e de qualidade necessária para o bom desenvolvimento das atividades de divulgação da marca. A seguir, é importante pesquisar se o número de seguidores dele é relevante e se esses seguidores se encaixam no perfil de público desejado. Com as respostas às questões levantadas, uma possibilidade é entrar em contato com esse influenciador, apresentar-lhe a marca e enviar-lhe alguns produtos, sem pedir nenhuma publicação. Dentre esses produtos, está um novo chocolate em barra pequena, que é o que você mais gostaria de divulgar; nesse caso, o influenciador pode experimentar o chocolate, gostar e passar a falar dele naturalmente, o que geraria mídia espontânea e com credibilidade. Ou, o que é mais comum, após ele conhecer a marca, serão negociados valores para publicações em que ele fale sobre os produtos da marca, ação que também possibilitaria boa visibilidade e credibilidade, embora paga.
Explicação:
Resposta: Em primeiro lugar, é importante verificar se essa personalidade realmente é o influenciador correto para a divulgação da marca. Em seguida, é preciso saber se o que ele compartilha é uma produção de conteúdo impactante e de qualidade necessária para o bom desenvolvimento das atividades de divulgação da marca. A seguir, é importante pesquisar se o número de seguidores dele é relevante e se esses seguidores se encaixam no perfil de público desejado. Com as respostas às questões levantadas, uma possibilidade é entrar em contato com esse influenciador, apresentar-lhe a marca e enviar-lhe alguns produtos, sem pedir nenhuma publicação. Dentre esses produtos, está um novo chocolate em barra pequena, que é o que você mais gostaria de divulgar; nesse caso, o influenciador pode experimentar o chocolate, gostar e passar a falar dele naturalmente, o que geraria mídia espontânea e com credibilidade. Ou, o que é mais comum, após ele conhecer a marca, serão negociados valores para publicações em que ele fale sobre os produtos da marca, ação que também possibilitaria boa visibilidade e credibilidade, embora paga.
Explicação: