• Matéria: História
  • Autor: rc4299254
  • Perguntado 3 anos atrás

qual era o objetivo da escravidão no Brasil?​

Respostas

respondido por: marinetateixeira
0

Resposta:

Explicação:

A escravidão é uma medida econômica e relação de trabalho adotada entre duas partes. Mas, o empregador é considerado dono do empregado, esse último que é obrigado a trabalhar sem pagamento, morar em locais com condições precárias e passar por situações desumanas.

Muitos escravos realizavam trabalho pesado por cerca de 20 horas, não eram alimentados corretamente e viviam em locais insalubres, prejudicando a saúde. Além disso, eram acorrentados, para evitar que fugissem ou se suicidassem, e torturados.

Tal relação de trabalho existe há muito tempo, mas ganhou maior representatividade na época colonial. Um dos principais motivos que levaram à escravidão foi a atividade econômica: a venda de escravos ou sua utilização como mão de obra gerava dinheiro à coroa, que conseguia manter suas finanças em dia e ganhar maior representatividade política.

Curiosamente, a escravidão, no Brasil, começa com seu “descobrimento” do país, no ano de 1500, sendo os índios os primeiros escravos. Assim que Pedro Álvares Cabral desembarcou por aqui, parte da população indígena foi utilizada para extração do Pau Brasil, por exemplo.

Somente no século XVII, com a ascensão da atividade açucareira, o país começou a receber muitos escravos negros vindos das colônias portuguesas na África, principalmente para trabalhar no Nordeste, que tinha a maior produção de açúcar do país.

Desde então, o número de escravos vindos da África aumentou substancialmente. A maioria partia de São Tomé, antiga colônia portuguesa, e vinha em navios negreiros, em condições precárias – aliás, vários morriam durante a viagem e seus corpos eram jogados no mar.

Uma vez no Brasil, eram vendidos e utilizados na atividade agrícola e, anos depois, na mineração e no comércio, inclusive em trabalhos básicos, como domésticos ou ama de leite.

Homens destinados a atividades pesadas eram escravos que não tinham vida útil longa, chegando a sobreviver cerca de 10 anos, no máximo. Já as mulheres trabalhavam em afazeres domésticos, sendo que a maioria sofria assédio sexual de seus donos.

Aos escravos, não era permitido errar. Qualquer atitude que não fosse a estabelecida por seus donos era passível de castigos físicos, como chicotadas em locais públicos. Além disso, a população escrava era proibida de professar sua fé e obrigada a seguir a religião católica.

Espero ter ajudado gatinha(o)<33333

Perguntas similares