Respostas
Resposta:
[Corporal]
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Desde a idade juvenil, considerando crianças de todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade, podem perceber a importância da atividade física para a saúde, uma vez que tornam-se evidentes a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo.
Em relação aos indivíduos que já alcançaram a terceira idade, por exemplo, é recomendável a atividade física para evitar ou retardar os casos de Alzheimer, que atingem boa parte da população a partir dos 65 anos.
Por contribuir com a redução ou controle de peso e ajudar no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea, a importância da atividade física para a saúde também se dá pelo auxílio na diminuição de ingestão de medicamentos que servem para problemas relacionados a diabetes tipo 2 (aquele que não tem relação com a produção de insulina), pressão alta e níveis de triglicerídeos.
[Mental]
O exercício regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, na ansiedade, no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, dentre outros. Também alivia o estresse, melhora a memória e o estado de humor e ajuda a dormir melhor.
O exercício não é apenas sobre a capacidade aeróbia e consistência muscular. Claro, o exercício pode melhorar sua saúde física e seu físico, afinar a sua cintura, melhorar sua vida sexual e melhorar o seu condicionamento. Mas isso não é o que motiva a maioria das pessoas a permanecerem ativas.
As pessoas que se exercitam regularmente tendem a fazê-lo porque lhes dá uma enorme sensação de bem-estar. Eles se sentem mais ativos ao longo do dia, dormem melhor à noite, notam melhorias na memória e se sentem mais relaxados e positivos sobre si mesmos e sobre suas vidas.
[Social]
Exercícios ajudam a aumentar círculo de amizades e manter boa saúde mental. O importante é o quanto a pessoa se envolve em um círculo social e não a carga de exercícios que faz.
Os benefícios sociais, como aumento no número de amizades, é o fator mais importante para se entender como o exercício está relacionado à saúde mental. Isso pode explicar porque atividades de lazer apresentam benefícios que não são vistos apenas durante as atividades físicas típicas de um dia de trabalho.
Explicação: Espero ter ajudado.