Qual o principal motivo até o momento, de não ser possível o desenvolvimento de uma vacina contra o HIV?
Como se denominam os principais testes para diagnóstico do HIV o vírus causador da AIDS?
Respostas
Até o momento, um dos principais motivos de não termos desenvolvido uma vacina contra o HIV está em sua altíssima taxa de mutação, isto é, o fato do vírus produzir centenas de variantes com antígenos diferentes dentro de um mesmo paciente.
O HIV pertence ao grupo dos retrovírus, que são vírus RNA envelopados. Uma vez dentro da célula, o HIV dissolve seu capsídeo e libera seu material genético (RNA), para que este sofra a ação da enzima transcriptase reversa que transforma esse RNA em DNA. O DNA viral recém formado vai se encaixar dentro do DNA da célula e, quando a célula for produzir suas proteínas, vai ler o DNA viral e transformar ele em RNA novamente enquanto produz as proteínas virais.
Este processo de ser transcrito várias vezes, somada com a replicação rápida do vírus conferem uma mutabilidade alta, ou seja, é um vírus que sofre muitas mutações. Conforme novas mutações acontecem, mudam-se os antígenos (estrutura que o sistema imune reconhece para atacar o vírus) e os anticorpos formados contra as formas anteriores já não funcionam mais - por este motivo, uma vacina que seja eficaz contra o HIV precisaria ser capaz de cobrir uma variedade de antígenos e de mutações gigantesca, e até o momento não fomos capazes de desenvolver nada assim.
Já existem estudos promissores e vacinas em desenvolvimento por parte de alguns laboratórios após a identificação de alguns fatores chave do vírus. Até o momento só nos resta desejar que a pesquisa renda frutos e em breve tenhamos uma vacina.
Bons estudos.