Muitos são os desafios que envolvem o planejamento e o gerenciamento de carreira. Eles são distintos, dependendo do cargo que está sendo analisado. Quando se trata de cargos de gestão e de liderança, os desafios podem ser ainda maiores. Isso acontece pela responsabilidade e pela complexidade que esses cargos demandam.
A alocação indevida de uma pessoa em um cargo de gestão ou de liderança coloca em risco a política de gestão de pessoas e o sucesso de uma empresa. Líderes despreparados impactam o rendimento das equipes, as entregas e a retenção de talentos. Problemas com o chefe continuam sendo uma das principais causas de pedido de demissão.
Dentro desse contexto, encontra-se o modelo de pipeline de liderança. Descreva o que ele é e qual é a relação dele com o desenvolvimento de habilidades.
Respostas
Resposta:
O pipeline é um modelo de desenvolvimento de liderança criado por Ram Charan que consiste em seis transições que um colaborador precisa passar para se tornar líder, são elas:
Gerenciar a si mesmo para gerenciar os outros
Gerenciar os outros para gerenciar gerentes
Gerenciar gerentes para gerenciar uma função
De gerente operacional para gerente de negócios
De gerente de negócios para gerente de grupos
De gerente de grupos para gestor corporativo
O pipeline tem relação direta com o desenvolvimento de habilidades, trazendo um diferencial nas estruturas e relações entre lideres e liderados, que se tornam cada vez mais horizontais e fluidas, para as potencialidades e a evolução de cada profissional, trazendo assim oportunidades de treinamento para todos, e a principal motivação para o engajamento do sucesso. Essa ferramenta é um instrumento que ajuda a planejar o desenvolvimento de competências e habilidades, e também incorporar outros níveis de competências, passando por mudanças e revendo prioridades para adquirir novos comportamentos, onde é fundamental para qualquer gestor.
Explicação:
A metodologia pipeline de liderança foi desenvolvida por Ram Charan e foi criada para desenvolver líderes.
De acordo com ela, a liderança pode tanto ser aprendida quanto desenvolvida, o que faz dela uma habilidade não inapta, isto é, que o indivíduo pode aprender/adquirir.
Assim, temos a relação do modelo de pipeline de liderança com o desenvolvimento de habilidades: a liderança é mais uma, entre muitas, habilidade que pode ser aprendida e/ou desenvolvida.
Uma pessoa não precisa nascer líder, ela pode se tornar líder. Basta esforço, estudo e dedicação para que isso seja possível.
Veja também: https://brainly.com.br/tarefa/15796900
Bons estudos!