Os principais problemas ambientais [...] representam desafios para as ciências econômicas, no sentido de que o seu instrumental analítico deve ser capaz de fornecer respostas consistentes que apontem para uma relação mais harmônica entre meio ambiente e sistema econômico (ANDRADE, 2008, p. 2). [...] Na economia ambiental neoclássica, o meio ambiente é neutro e passivo e o seu instrumental está voltado para a mensuração dos impactos negativos causados pelo sistema econômico (ANDRADE, 2008, p. 3). A preocupação central é o bem-estar dos indivíduos, e o estado geral do meio ambiente está em segundo plano. A economia ecológica, por sua vez, rejeita a visão da economia ambiental neoclássica, propugnando que a desconsideração dos aspectos biofísicos-ecológicos do sistema econômico leva a uma análise parcial e necessariamente reducionista das interfaces entre economia e meio ambiente. Em termos metodológicos, a economia ecológica oferece um approach pluralista, no qual se procura integrar a contribuição de várias perspectivas teóricas para se enfrentar a problemática ambiental (ANDRADE, 2008,
Diante do texto acima que expressa esses dois modelos de economia: a neoclássica e a ecológica, analise as afirmações a seguir:
Respostas
Resposta:
1,2,3 e 4
Explicação:
Todas estão corretas
São aspectos relacionados ao Desenvolvimento Sustentável: transparência por parte das empresas, preocupação com o meio ambiente e sociedade como um todo. Desse modo, todas as assertivas estão corretas (I, II, III e IV).
Opção X: I, II, III e IV estão corretas.
O que é Desenvolvimento Sustentável?
O Desenvolvimento Sustentável representa uma noção real (que pode ser colocada em prática pelo homem) de que tanto o crescimento econômico quanto o desenvolvimento social devem ocorrer com base no respeito ao meio ambiente (de onde o homem faz a extração das matérias0-primas) e às pessoas.
Segue o complemento da pergunta:
(...)
É correto o que se afirma em:
I. Uma economia sustentável só será possível, a partir das teorias econômicas, num cenário onde estão inclusos os fatores culturais, éticos e sociais.
II. Numa economia onde prevaleça a sustentabilidade, há a implicação indexada de alocação de recursos num espaço de tempo específico envolvendo recursos e investimentos com foco em maximizar o lucro em prol da sociedade.
III. Se por um lado no modelo econômico neoclássico as questões de sustentabilidade são minimizadas e pouco levadas a sério, na economia ecológico ela é bem forte, baseada um sistema aberto no qual se defende o uso de indicadores também sociais e ambientais.
IV. No que concerne aos preceitos da sustentabilidade ambiental, há um provável cenário no qual as gerações futuras não terão as mesmas oportunidades no que diz respeito à economia e os processos produtivos, em virtude do uso predatório dos recursos naturais e o descaso da geração atual com o meio ambiente.
Aprenda mais sobre o tema problemas ambientais em:
https://brainly.com.br/tarefa/45221552#:~:text=Nossos%20principais%20problemas%2C%20portanto%2C%20s%C3%A3o%20o%20consumismo%2C,o%20desmatamento%20e%20a%20polui%C3%A7%C3%A3o.
#SPJ2