UFU 2015)
A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. Mas, mais do que gerar dificuldades econômicas, o crash que completa 86 anos em 2015 provocou na época uma mudança no foco de poder no país acabando com um pacto político interno que já durava mais de trinta anos.
Disponível em: Acesso em: 20 de fev. 2015.
Perante a situação descrita, o Brasil implanta a partir de 1930 uma política de incentivo à
A
produção de bens intermediário.
B
importação de produtos manufaturados.
C
diversificação da produção agrícola.
D
atração de capital estrangeiro.
Respostas
Resposta:
letra (a)
Explicação:
Resposta:
GABARITO DA QUESTÃO A
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO
A queda no preço do café, agravada com a crise de 1929, levaram os investidores e o poder público a investir na indústria, aproveitando a infraestrutura e a mão de obra imigrante existente.
DISTRATORES
A alternativa B está incorreta, pois o contexto econômico levou o Brasil a reduzir o volume de importações e a incentivar o investimento na indústria nacional.
A alternativa C está incorreta, pois os recursos da produção cafeeira foram aplicado em grande parte na industrialização e não na diversificação da produção agrícola.
A alternativa D está incorreta, pois as indústrias instaladas nesse período receberam investimentos públicos e privados (produtores de café) nacionais.
HABILIDADES
Habilidade avaliada:
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
Explicação: