• Matéria: História
  • Autor: LucyHatsune
  • Perguntado 9 anos atrás

1. nesse periodo, a igreja catolica defendia a ideia da salvação através de obras, e lutero, a da justificação pela fé.explique a diferença das duas
2.pq podemos dizer que as ideias de Calvino foram bem recebidas por setores da burguesia?


saviaamoavida: A igreja católica defendia essa ideia da salvação porque precisava que as pessoas fizessem o que ela queria( doação de terras e amansar o povo, dizendo que se não a fizessem iriam para o inferno), e Lutero dizia que a justificação vem pela fé, porque se cremos, nós fazemos e se não fazemos é porque não cremos. E a 2 eu não sei explicar. Espero ter ajudado.
Inoue: a vai cagar queria saber da dois.
Inoue: ops
Inoue: isso era pra escrever e apagar só pra mim mesma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
saviaamoavida: 2°: Porque a salvação vinha pelo trabalho justo e honesto. É mais ou menos assim:A a igreja anglicana proibia olucro,(eles diziam que era pecado),mais isso foi só pra que os burgueses não adquirisse poder financeiro, é claro. É aquela regrinhada sociedade onde o dinheiro significa poder; e isso não mudou muito de lá pra cá. Então veio um homem chamado JOÃO CALVINO cria uma nova proposta religiosa onde o lucro não seria pecado!Então como a burguesia não era e nem é besta, correu pra o calvinismo

Respostas

respondido por: herickson88
3
O Catolicismo defendia a salvação pelas obras devido ao seu interesse pela "economia" e "politica", vendiam as chamadas indulgências que traziam a "salvação" através de votos ou de compras das mesmas, cerca de 3/4 da terra Européia pertencia a igreja (Livro os 100 acontecimentos mais importantes do Cristianismo), nada seria melhor que controlar as pessoas, tanto que nessa época grandes pensadores, cientistas, astrônomos foram queimados. É por isso que a igreja católica fazia questão de dizer que a salvação era pelas obras.

Por volta do ano 1515 ou 1516 Lutero leu essa passagem, Rm 1:17 sintemal darinnen offenbaret wird die Gerechtigkeit, die vor Gott gilt, welche kommt aus Glauben in Glauben; wie denn geschrieben stehet: Der Gerechte wird seines Glaubens leben.
(Cópia da minha bíblia Luther 1545)

Rm 1:17 Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” (Cópia da minha bíblia NTLH Br)

Quando ele leu esse versículo os olhos dele se abriram então ele viu que a salvação era pela fé e não por obras, após esse acontecimento, Lutero fez suas 95 teses e colou na porta da igreja começando assim uma "revolução de fé".

Agora falando sobre Calvino, suas idéias foram bem aceita devido a expressão "Uma vez salvo, salvo para sempre" ele dizia isso pois alguns burgueses lhe perguntavam se era lícito emprestar com usura e lucra em cima desses empréstimos, Calvino foi esperto e disse a frase anterior para que os burgueses que o apoiavam não deixassem de segui-lo.

Pena que muitas pessoas tem feito dessa frase Calvinista um erro teológico.

Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma ajuda sobre Teologia pode me perguntar, estou no último ano da faculdade de Teologia.



 
respondido por: yLuuhPudihy
1

1°: A igreja católica defendia essa ideia da salvação porque precisava que as pessoas fizessem o que ela queria (doação de terras e amansar o povo, dizendo que se não a fizessem iriam para o inferno), e Lutero dizia que a justificação vem pela fé, porque se cremos, nós fazemos e se não fazemos é porque não cremos.

2°: Porque a salvação vinha pelo trabalho justo e honesto. É mais ou menos assim: A igreja anglicana proibia olucro,(eles diziam que era pecado),mais isso foi só pra que os burgueses não adquirisse poder financeiro, é claro. É aquela regrinhada sociedade onde o dinheiro significa poder; e isso não mudou muito de lá pra cá. Então veio um homem chamado joão calvino cria uma nova proposta religiosa onde o lucro não seria pecado! Então como a burguesia não era e nem é besta, correu pra o calvinismo.

Espero ter ajudado!

Caso queira ver um pouco mais sobre o assunto, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/5159731

Perguntas similares