2) Aristarco nasceu em Samos, o berço de Pitágoras, por volta de 310 a.C., o ano em que Heraclides morreu. Além de ser um excelente matemático e um observador bastante meticuloso, a obra de Aristarco demonstra que ele também era dotado de uma grande coragem intelectual, propondo, sem medo, idéias que contradiziam a ordem do dia. Apenas um de seus trabalhos chegou até nós, Sobre os tamanhos e distâncias do Sol e da Lua, onde ele usa argumentos geométricos brilhantes unidos a observações astronômicas para obter os tamanhos e distàncias relativas do Sol e da Lua.
Esse grego foi o primeiro estudioso a defender um modelo heliocêntrico para o Universo?
Na época em que foi proposto, seu modelo foi aceito ou foi descartado pelos estudiosos?
Respostas
Resposta:
Certamente, Aristarco foi tanto um matemático quanto astrônomo, sendo bastante celebrado como o primeiro a propor um universo centrado no Sol. Também é famoso por sua tentaiva pioneira de determinar os tamanhos e as distâncias do Sol e da Lua. Foi aluno de Strato de Lampsacus, que liderava o Liceu Aristotélico. Considerado por muitos o Copérnico da Época Clássica, este astrônomo revolucionou tanto a astronomia que seu nome foi atribuído a uma cratera lunar.
Explicação:
Aristarco foi além, afirmando que os movimentos de todos esses corpos poderiam ser mais facilmente descritos caso se admitisse que todos os planetas, incluindo a Terra, giravam em torno do Sol. Esse modelo heliocêntrico do universo foi, no entanto, considerado ousado demais e seu autor chegou a ser acusado de insulto religioso. Mesmo assim, a reação contra ele não chegou a ser tão agressiva quanto a que atemorizaria, quase 2000 anos mais tarde, Copérnico, Kepler e Galileu.