(EBMSP) Durante décadas, do ponto de vista ideológico, na América Latina e no mundo. existiam duas opções que sintetizavam esquerda e direita. Neste contexto, Cuba implantou o socialismo, enquanto outros países consolidavam o capitalismo. Entretanto, as vezes, a sociedade anda mais depressa do que ideias estabelecidas. Sobre essa realidade e suas implicações, assinale a alternativa correta.
a) A globalização e o neoliberalismo passaram a ser plataforma da esquerda populista, representando um avanço na organização do espaço geográfico mundial.
b) O eurocentrismo intensificou-se, e a criação do euro impôs ao mundo a moeda mais valorizada no mercado internacional.
c) Angela Merkel, que foi caricaturada como nazista, no auge da crise da Grécia, hoje virou inimiga da direita por ter aberto as portas da Alemanha para grande parte dos refugiados e imigrantes
d) Vladimir Putin, partindo do principio de que é inimigo dos Estados Unidos, conquistou é a confiança da sociedade mundial, tornando-se, atualmente, o político com maior cre- dibilidade.
e) A esquerda continua a acreditar em uma sociedade igualitária, e, cada vez mais, o socia- lismo é implantado na África e na América Latina.
Respostas
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
a) (F) A globalização e o neoliberalismo são característicos da direita.
b) (F) A libra esterlina está entre as moedas mais valorizadas.
c) (V) A primeira-ministra da Alemanha é de centro-direita. No que se refere à economia, por vezes defende posições neoliberais e de austeridade financeira, a exemplo da postura em relação aos países endividados da União Europeia. Porém, mostrou-se liberal quanto à questão migratória ao ser tolerante com relação à entrada de refugiados provenientes do Oriente Médio em conflito com a Síria.
d) (F) Putin gera muita desconfiança entre os países de orientação neoliberal.
e) (F) A adoção do socialismo não está em expansão no mundo em geral.
Resposta:
item c
Explicação:
vi no gabarito do sas