Respostas
Resposta:
Formações vegetais: presença de florestas tropicais. Exemplos de espécies vegetais: buriti, carnaúba, palmeiras (açaí, por exemplo) e oiticica. Formações vegetais: arbustos, árvores baixas de pequeno porte e cactos.
Explicação:
A floresta amazônica apresenta clima equatorial, quente e úmido, o que permite a existência de uma grande variedade de espécies vegetais como castanheiro, cipó, guaraná, jatobá, palmeira, seringueira e vitória-régia.
A Mata Atlântica é formada por florestas ombrófilas e estacionais. A paisagem é de uma floresta densa e fechada, marcada pela presença de árvores de grande e médio porte.
O tipo de vegetação presente na área de Cerrado é caracterizado pelo clima tropical sazonal, em que o inverno é seco e chove no verão.
A Caatinga ocupa o sertão nordestino, onde o clima é semiárido e chove pouco. Em decorrência disso, nela surgem as plantas que se mantém com pouca água, as quais são chamadas de xerófitas.
Encontrada no sul do país, o pampa é formado, principalmente, por arbustos, árvores pequenas, gramíneas e plantas rasteiras.
Os Pampas apresentam formações vegetais como savana, estepe e florestais estacionais.
Essa vegetação surge no Brasil, exclusivamente no Rio Grande do Sul, em virtude do clima subtropical.
Considerada uma “mata de transição”, surge em climas equatorial úmido e equatorial semiárido. Pode ser observado entre a floresta amazônica e a caatinga.
É lá que estão os babaçus, árvore típica desse local, e outras árvores de grande porte, tais como açaí, buriti e carnaúba.