A justiça se configurava não apenas na conservação das leis, mas também em permitir e viabilizar sua mudança sem destruir a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças na ordem política, sem destruição, é através do debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão pública da vontade da maioria, obtida pelo voto dos cidadãos reunidos em assembleia.
PORTANTO,
a atuação dos sofistas, que ofereciam seus préstimos como professores da arte da discussão e da persuasão, tinha muito valor e importância. Os jovens que pudessem pagar pelo trabalho dos sofistas eram orientados a discutir em público com excelente retórica, combater ou defender opiniões, aprendiam a usar argumentos persuasivos tanto para os prós como para os contras em todas as questões.
Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre a importância dos sofistas nos debates em busca da justiça:
Escolha uma:
a. A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
b. A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica.
c. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
d. A asserção II se contrapõe à asserção I.
e. As duas asserções são falsas.
Respostas
Para responder esta questão basta que saibamos quem eram os sofistas e como atuavam.
Os sofistas são apontados por Platão como os inimigos da verdade, e, consequentemente, os inimigos dos filósofos. Muito mais populares que os filósofos, os sofistas possuíam prestígio social e eram famosos para além das fronteiras de suas vilas.
Verdadeiros mestres da retórica, acreditavam ser capazes de convencer qualquer um de qualquer coisa, desde que fosse dada à eles a oportunidade de falar. Por um bom preço, davam aulas e ensinavam as suas técnicas.
A política na Grécia era definida, sobretudo, na Ágora, ou a praça pública. Lá podiam falar todos os que fossem cidadãos (homens livres e nascidos na pólis, filhos de uma mulher da pólis) e, terminados os discursos, eram feitas as votações.
Na Grécia também não existiam advogados ou porta-vozes: cabia a cada um se defender e a cada um defender a própria opinião, de modo que se você tivesse uma boa ideia e não fosse capaz de defendê-la oralmente em público, jamais conseguiria a botar em prática.
Por conta disto, como é bastante compreensível, aqueles que podiam pagar pagavam aos sofistas e, com isto, melhoravam suas habilidades políticas e legais.
Com isto em mente, podemos certamente afirmar que as duas afirmativas são verdadeiras e que a segunda complementa e explica a primeira.
Ou seja, a alternativa correta é a B.
A justiça se configurava não apenas na conservação das leis, mas também em permitir e viabilizar sua mudança sem destruir a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças na ordem política, sem destruição, é através do debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão pública da vontade da maioria, obtida pelo voto dos cidadãos reunidos em assembleia.
Correto. A ideia de justiça, principalmente para os gregos, pautava-se no respeito ao debate sobre diversos temas. O modelo democrático ateniense, por exemplo, tinha como fundamento a discussão pública de temas de interesse. É claro, com limitações associadas à ideia de cidadania do período.
PORTANTO,
a atuação dos sofistas, que ofereciam seus préstimos como professores da arte da discussão e da persuasão, tinha muito valor e importância. Os jovens que pudessem pagar pelo trabalho dos sofistas eram orientados a discutir em público com excelente retórica, combater ou defender opiniões, aprendiam a usar argumentos persuasivos tanto para os prós como para os contras em todas as questões.
Correto. Os sofistas foram úteis para formar indivíduos capazes de debater e persuadir nas discussões levantadas no espaço de democracia da pólis. As principais críticas de Sócrates a estes homens estavam ligadas a falta de apreço na busca pela verdade, e a venda do conhecimento.
Estão corretas as duas, a segunda complementa a primeira.
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