• Matéria: Português
  • Autor: araujoisabele113
  • Perguntado 3 anos atrás

apenas 8 países assinaram o tratado lusófono quais sao eles ?​


Anônimo: é uma boa profissional
Anônimo: profissão
HeyLobinha: Sim, mais pelo que eu estava vendo eu teria "pena" dos bandidos kk
HeyLobinha: Algumas horas tenho pena ou ódio, kk
Anônimo: k k k
Anônimo: nossa
HeyLobinha: Hoje, pela manhã tava vendo uns casos e uns policiais pegaram traficantes e um disse que tinha começado faz pouco tempo e que tinha uma mãe doentinha. Ele começou a chorar e pedir perdão, se era verdade ou não senti pena. Agora, estou começando a pensar.. se ele tem uma mãe doentinha mesmo, invés de trabalhar entregando cocaína e etc... poderia muito bem arruma um emprego
Anônimo: sim
HeyLobinha: tem uma barata, em meu quarto.. vou tentar matar.
HeyLobinha: Já volto

Respostas

respondido por: murilosantos124m
1

Resposta:

Angola  

Brasil  

Cabo Verde  

Guiné-Bissau  

Moçambique  

Portugal  

São Tomé e Príncipe  

Timor Leste  

Guiné Equatorial

Explicação:

respondido por: HeyLobinha
1

Nove países em quatro continentes diferentes: esse é o mundo lusófono, que apesar das diferenças culturais, partilha um mesmo idioma.

Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial: países unidos pelo idioma.

Visando à promoção e divulgação do idioma, foi criada, em 1996, a CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que inicialmente reuniu Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe; em 2002, contou com a adesão de Timor-Leste e, posteriormente, em 2014, Guiné Equatorial, atingindo assim cerca de 230 milhões de pessoas pertencentes a uma mesma comunidade linguística. Outra iniciativa importante para a unificação do idioma aconteceu em 2009, com a divulgação do Novo Acordo Ortográfico, iniciativa que uniformizou a grafia das palavras dos países lusófonos. Somos hoje o país com maior número de falantes da língua portuguesa, portanto, nada mais natural do que zelarmos pela representação da língua portuguesa no Brasil e no exterior.

Ao observarmos o mapa do mundo lusófono (adjetivo que classifica os países que têm o português como língua oficial ou dominante), podemos perceber que nosso idioma abrange uma área vasta, porém, descontínua, o que ocasiona diferenças consideráveis em sua pronúncia, gramática e vocabulário. Mesmo assim, apesar das discrepâncias culturais, ainda mantemos a sua unidade, que apresenta coesão entre as suas variedades linguísticas.

Anexos:

Anônimo: eu falava que eu não podia
HeyLobinha: Ah, entendi...
HeyLobinha: Qual era a desculpa, que você dava?
Anônimo: e mesmo eles de certa forma, decepcionados, ele nunca me trataram mal
HeyLobinha: Tenho medo, pois desde a infância que sou assim e de repente eu ser rude..
Anônimo: Qual era a desculpa, que você dava// eu dizia que não podia!
HeyLobinha: Se eu falar isto, vão me perguntar porque ksks
Anônimo: é que sempre eu recusei
Anônimo: e você já acostumou eles
HeyLobinha: Sim, infelizmente.
Perguntas similares