Respostas
Resposta:
O propósito do presente trabalho é apresentar quais as respostas que a Liturgia da religião cristã tem a dar para a celebração e para a missão do homem cristão e de como ela pode contribuir para conferir relações corretas e equilibradas no processo de vida e santidade do homem contemporâneo na busca e na compreensão do fiel em seu contacto com a dimensão transcendente e na valorização das realidades religiosas de uma comunidade em especial qual a sua contribuição para desenvolvimento da vida plena e no encontro com o transcendente.
No culto cristão, a Eucaristia é a parte principal e primordial sacramentaria na vida das comunidades cristãs, do ponto de vista da celebração e da teologia.
O culto no Novo Testamento exprime o reconhecimento da união radical que liga o homem com Deus. Igualmente, o culto cristão representa uma continuidade e uma ruptura à tradição judaica do Antigo Testamento. Pode-se dizer que as raízes do culto cristão encontram correspondência no mundo judaico, tanto bíblico com extra-bíblico. Porém as primeiras gerações de cristãos tinham a característica de uma anticultualidade, refletida em parte na atitude pessoal de Jesus diante do tema culto. Apesar de viver e atuar dentro do sistema de culto, Jesus também transgride a ordem cultual de Israel, manifestando sua realidade sobre ela. Jesus na véspera de sua morte anuncia o fim de todo culto sacrificial que propunha intercambio comercial com Deus.
Após a abordagem de diversos tópicos da disciplina de Introdução à Liturgia pode-se refletir um pouco sobre a sua importância como fio condutor das celebrações cristãs em que Cristo exerce seu sacerdócio e os sinais sensíveis realizam aquilo que significam pelo homem que glorifica a Deus e por Ele é abençoado.
Explicação: Espero ter ajudado.