foi utilizada uma máquina fotográfica digital, com a função multi-burst (fotos tiradas em sequência) para analisar o movimento de queda livre e com os dados obtidos calcular o valor da aceleração da gravidade local Para avaliar o experimento, foi também calculado um ENVIAR PROVA 23 34/11 valor teórico para aceleração da gravidade local {] Foi utilizada uma torre metálica. Ina parte superior estava preso um eletroimia ligado a uma fonte ajustável de alimentação elétrica O elétroimă prendiu o corpo em estudo e, quando a alimentação era interrompida, samuttaneamente acionava-se a máquina fotográfica digital), tinta inicio a queda do corpo e a sequência de fotos registrava o movimento com um intervalo de (1/30)s entre cada foto CORVELONI E P. et al Unização de máquina fotográfica digital (multi-burst) para autos experimentas de cinemática queda livre Revista Brasileira de Ensino de Fisica 31.3 (2009) 3504-1. (Adaptado) Na descrição do estudo de queda livre, não se levou em conta a massa do objeto em queda, e a talla dessa informação A inviabiliza o estudo, pois a aceleração de um objeto em queda livre à tão maior quanto menor for a O massa do objeto, já que alem da força peso existem de resistència ao movimento atuando sobre um objeto em queda livre. irrelevante, pois a aceleração de um objeto em queda livre é igual a aceleração da gravidade local, BOque além da força peso existem forças de resistencia ao movimento que não dependem da massa do objeto em queda livre. não é necessária, pois a aceleração de um objeto em quedia livre e igual a aceleração da gravidide local, ja que a única força que atua sobre o objeto em queda isto é a força peso
Respostas
Resposta:
d
Explicação:
Resposta:
As letras correspondentes às opções ficaram confusas no texto, mas a resposta correta é que a massa do objeto não é necessária, já que a aceleração da gravidade não depende da massa do mesmo.
Explicação:
De acordo com a Lei da Gravitação de Newton, a força da gravidade exercida sobre um corpo em queda livre é igual a F = m*g, onde g é a aceleração da gravidade no local do experimento. Mas de acordo com a Segunda Lei de Newton, F = m*a onde a é a aceleração do corpo, assim:
m * g = m * a => a = g
Ou seja, a aceleração do corpo em queda livre é igual a g, independente de sua massa.
Já o efeito da resistência do ar, se houver, não depende da massa e sim de características do meio (no caso o ar), da velocidade do corpo e da medida da seção transversal do corpo na direção do movimento.