1. Para explicar sobre a origem de Roma Antiga existe duas versões? Quais são e as explique?
me ajudasse pfvr
Respostas
A "origem lendária" é aquela que se baseia não em indícios históricos/arqueológicos, como fazem os historiadores contemporâneos, mas em uma "narrativa ideológica" que serve como "mito fundador" de um povo.
1° versão: No caso de Roma, teria sido fundada por dois irmãos muito corajosos, Rômulo e Remo, que teriam sido amamentados por uma loba e decidido fundar, às margens de um rio local, um povoado que mostrasse aos povos do mundo a grandeza do povo romano. Este mito acabou servindo para justificar a "superioridade natural" do povo romano, que teria a ferocidade dos lobos e a inteligência dos seres humanos à seu favor.
"Origem histórica"
2° versão: A fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas.
Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.
A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.