Leia a tira a seguir para responder às questões de 1 a 3. HAGAR Dik BROWNE ESSA É A SUA FORMA DE DIZER QUE NÃO SÃO IMPORTANTES? TALVEZ, MAS NÃO DIGA À SUA MÃE QUE EU FALEI ISSO. BOAS MANEIRAS CLARO! AFINAL, UM DIA A GENTE À MESA SÃO PODE SER CONVIDADO PRA IMPORTANTES? JANTAR COM O REI DA INGLATERRA! © 2018 KING FEATURES SYNDICATE/IPRESS C)2006 by King Features Syndicate, Inc. World rights reserved OURS BROWNE INTERCONTINENTAL PRESS 9-18 1. Identifique a figura de linguagem da qual Hagar se vale e como ele a utiliza para construir sua argumentação. a 2. Explique quais informações sobre a mãe do garoto ficam subentendidas na últi- ma fala de Hagar. 3 os fatos implícitos sobre a mãe do garoto brincam com certos estereótipos de gênero de nossa cultura. Quais seriam esses estereótipos? Em sua opinião a referência a tais estereótipos contribuem para o humor da tira?
Respostas
1. A figura de linguagem utilizada por Hagar é a ironia, pois seu raciocínio é construído de modo a levar o filho a entender o oposto do que realmente disse.
Quando Hagar diz que as boas maneiras à mesa são importantes, na verdade, quer dizer que não são importantes, já que só seriam úteis caso fossem jantar com o rei da Inglaterra, algo que provavelmente nunca irá acontecer.
2. Na última fala de Hagar, as informações subentendidas sobre a mãe do garoto são:
- ela considera importantes as boas maneiras à mesa;
- ela ficaria irritada com Hagar e brigaria com ele caso descobrisse o que o marido disse ao filho
3. Os estereótipos são de que as mulheres dão mais valor à aparência e ao que os outros vão pensar do que os homens.
A segunda pergunta requer uma resposta pessoal.
Sugestão: Sim, pois o humor da tira está baseado nesse estereótipo de que são as mulheres quem mais se preocupam com as boas maneiras, com parecer fino e educado diante dos outros, e os homens só adotariam esse comportamento para agradá-las e evitar conflitos.