"nas cirandas e brincadeiras de roda infantil o eixo está simbolizado na presença de uma criança no centro da roda representando um papel ou comandando a brincadeira. Já, a circularidade no movimento da ciranda refere-se à coreografia com retorno a um ponto de origem. Diferente da circularidade cultural que se reporta às trocas culturais entre os diferentes grupos sociais e/ou sociedades consideradas como um todo e que explica as origens e a diversidade de cirandas nas regiões brasileiras; a circularidade na ciranda, expressa mais o movimento circular de ir e vir do grupo, presente na dança ( do centro para a roda, da roda para o centro). " (loureiro; lima, 2012, p. 397) com base nas brincadeiras de ciranda como ferramenta de desenvolvimento psicomotor infantil, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I a ciranda é uma grande influência da cultura portuguesa do brasil. Em portugal essa prática é socialmente realizada por crianças e adultos, mas aqui no brasil há maior uso dessa prática entre as crianças, em especial dentro do ambiente escolar por se entender que é um bom recurso para o desenvolvimento psicomotor. Porque ii é fundamental o desenvolvimento psicomotor infantil, em especial durante a primeira infância, por isso é possível dizer que o recurso das brincadeiras de ciranda são muito importantes para ampliar as habilidades da criança, e o mesmo não pode ser dito no uso desse recurso para adultos, que não apresentam a mesma qualidade de resposta a partir do uso dessa prática. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) a asserção i e ii são verdadeiras e a ii justifica a i b) a asserção i é falsa e a asserção ii é verdadeiras c) a asserção i é verdadeira, mas a asserção ii é falsa d) a asserção i e ii são verdadeiras, sendo que a i justifica a ii e) a asserção i e ii são verdadeiras e são complementares entre si.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A alternativa C está correta.
Neste tipo de atividade lúdica é importante que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano.
Além de criar experiências coletivas com os demais alunos em sala, possa desenvolver habilidades para a realização da atividade.
Em sala de aula, o caráter lúdico dialoga com o prazer no ato de aprender sobre determinado assunto, por isso, a alternativa que fala do brincar é a correta.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás