• Matéria: Português
  • Autor: vi4d1nh0paocom0v0
  • Perguntado 3 anos atrás

01)Compare os trechos abaixo explique o projeto político-literário da prosa da segunda fase modernista usando-os como referência.

Moisés atacaria os livros bem-feitos, com frases bem arrumadas. A arte deveria estar ao alcance de todos, a serviço da política.

A literatura nos afastou: o que sei delesfoi visto nos livros. Comovo-me lendo os sofrimentos alheios, penso nas minhas memórias passadas, nas viagens pelas fazendas, no sono curto à beira das estradas ou nos bancos dos jardins.(RAMOS, Graciliano. Angústia. 2019, pp. 127; 151)

Respostas

respondido por: vidinharego
0

A segunda fase do modernista tinha um viés politico acentuado, muitas de suas obras se dedicavam a relatar a vida nos lugares mais afastados e no Brasil profundo, como a floresta, as vilas rurais e os sertões, além de utilizar como personagens arquétipos bem brasileiros, provindos de origem humilde.

As obras também relatam a vida em São Paulo, especialmente a da população humilde e fabril.

Quando comparamos os dois trechos notamos que no primeiro se fala sobre a ruptura com a arte já estabelecida, elitista e a necessidade da popularização da mesma enquanto no segundo é um relato que a literatura afastou os artistas do povo mas também serviu como janela para se entender melhor o país e sua população.

https://brainly.com.br/tarefa/27874174

Anexos:
Perguntas similares