• Matéria: Saúde
  • Autor: SilverWolf2792
  • Perguntado 3 anos atrás

As leishmanioses ocorrem em um total de 98 países localizados na África, na Ásia e na América Latina, sendo consideradas doenças tropicais negligenciadas e classificadas em Leishmaniose Tegumentar (LT), que acomete pele e mucosas; e Leishmaniose Visceral (LV), que acomete órgãos internos. A LT com ocorrência nos países do continente americano é definida como Leishmaniose tegumentar americana (LTA). No Brasil há casos em todos os estados, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, principalmente em áreas florestais remanescentes da mata atlântica, sendo a maioria casos de LTA.

Sobre as leishmanioses, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
A doença tem como agente etiológico o artrópode Lutzomya spp., conhecido como mosquito-palha, birigui e cangalhinha, durante o repasto sanguíneo.

b.
A transmissão vetorial ocorre durante o repasto sanguíneo, quando as fêmeas de Lutzomya spp. expelem pelas fezes as formas promastigotas infectantes do protozoário próximo ao local da picada.

c.
O ser humano, ao se instalar nas regiões de mata passou também a ser reservatório do protozoário, desenvolvendo leishmanioses cutânea, mucosa e visceral.

d.
A leishmaniose tegumentar americana (LTA) e a leishmaniose visceral (LV) são causadas pelos complexos: L. brasiliensis, L. guyanensis, L amazonensis e L. lainsoni.
e.
A leishmaniose tegumentar americana (LTA) e a leishmaniose visceral (LV) ou calazar são causadas pelo donovani, L. chagasi e L. infantum.

Respostas

respondido por: inesoliveira2007
4

Resposta:

O ser humano, ao se instalar nas regiões de mata passou também a ser reservatório do protozoário, desenvolvendo leishmanioses cutânea, mucosa e visceral.

Explicação:

respondido por: liviaminha
2

Resposta:

c. O ser humano, ao se instalar nas regiões de mata passou também a ser reservatório do protozoário, desenvolvendo leishmanioses cutânea, mucosa e visceral.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares