Respostas
Olá!
Gramsci foi um filósofo, teórico marxista, político e jornalista italiano. Para ele, todos os homens são intelectuais, considerando que "não há atividade humana que possa ser excluída de toda intervenção intelectual, você não pode separar o homo faber do homo sapiens" na medida em que, independentemente de sua profissão específica, todo mundo é na sua maneira,
Um filósofo, um artista, um homem de gosto, participa de uma concepção de mundo, tem uma linha moral consciente, mas nem todos os homens têm o papel de intelectuais na sociedade.
Por isso para ele existem dois tipos de filósofos, os homens como seres pensantes (filósofo comúm), e aqueles filósos que são especialistas, porque dedicam sua vida a estudar e praticar a filosofía.
Para Gramsci, um filósofo especialista é aquele que se dedica a arte e a ciência do filosofar, enquanto um filósofo não especialista, é todo ser humano que, em seu cotidiano, é também um filósofo apenas por pensar, refletir sobre o mundo e sua vida.
Assim, o pensador italiano propõe que se pense um mundo onde as pessoas pensam, e atuem, de maneira consciente, entendendo, através da filosofia da práxis, que é na prática, no cotidiano do homem comum, que a história se faz, e não nos grandes feitos.
Para saber mais sobre o tema, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/19180027
Em anexo, Antonio Gramsci.