Enunciado:
Estudo de Caso – Realizar uma análise para o dimensionamento de uma corrente aplicada à transmissão em um motor de combustão interna.
“A Ford tem como tradição utilizar em seus motores, a corrente de comando, substituindo a conhecida correia dentada. Então, não seria diferente com o Motor do modelo Fiesta, nesses modelos. Pois o motor Zetec Rocan possui 8 válvulas e foi disponibilizado nas versões 1.0 e 1.6, sendo utilizado por boa parte da gama oferecida ao mercado brasileiro”.
Este Estudo de Caso envolve um projeto de dimensionamento de uma corrente de transmissão em um motor que aplica, e será limitado a uma rotação máxima de 2.500 rpm, de modo que será desenvolvida a melhor autonomia de combustível, objeto central do cliente que obtém um carro 1.0; no que tange à economia e autonomia, quanto mais, melhor será.
Dados técnicos:
A corrente de transmissão para efeito de dimensionamento, considerar:
Complemento no anexo...
Um compressor deve ser acionado por meio de uma transmissão por corrente, por um motor de 47,8 kW, que possui uma rotação efetiva máxima de 6.000 rpm. Sabe-se que o volante do compressor deve girar com no máximo 2.500 rpm, pois nesta rotação será a maior autonomia de consumo de combustível. O trabalho é considerado normal, a distância estimada entre centros é 800 mm. Com isso, dimensionar a transmissão para uma inclinação inferior a 45° graus e lubrificação contínua.
a) Descrever a aplicação e ao menos 3 vantagens no uso de Correias.
b) Descrever a aplicação e ao menos 3 vantagens no uso de Correntes.
c) Descrever qual foi o objetivo da fabricante Ford, ao projetar o motor Zetec Rocan, com a utilização de Correntes de transmissão em vez de correias de transmissão.
d) Dimensionar a corrente de Transmissão do motor Zetec Rocan, com a condição de sua máxima rotação ser de 2.500 rpm, já justificado, pois é a relação de Torque e Potência com menor consumo de combustível.
** No Dimensionamento da corrente, conforme apresentado em aula, seguem-se 8 passos, assim cada item valerá (0,5 ponto), tendo uma pontuação máxima de (4,0 pontos).
Respostas
Resposta:
Explicação:
Segue 8 passos da Letra d
Passo 1: i = Relação de transmissão (rotação do motor/rotação do compressor)
Passo 2: Número de dentes do pinhão - Z1 (obtido por tabela em função da relação de transmissão e tipo de corrente)
Passo 3: Número de dentes da coroa - Z2 (calculado com os 2 dados obtidos anteriormente)
Passo 4: Passo da Corrente (obtido por tabela em função da rotação e Z1)
Passo 5: Velocidade da corrente (calculado com fórmula que será apresentanda na web do dia 10)
Passo 6: Fator de Operação (calculado, considerar: Carga constante; Lubrificação contínua; Inclinação inferior a 45 graus)
Passo 7: Carga tangencial (calculado com fórmula que será apresentanda na web do dia 10, é dado em função da potência e velocidade da corrente)
Passo 8: Carga de ruptura da corrente (calculado com fórmula que será apresentanda na web do dia 10, calculado em função da carga tangencial, fator de operação e coeficiente de segurança).