observe este quadro revolta de Beckman guerra dos emboabas guerra dos mascates revolta de vila Rica feliz as legendas para classificar as informações a seguir revolta liderada por Felipe dos Santos entre suas causas e criação de casas de fundição
obs minha camera é ruim ;)
Respostas
(D)
(A)
(C)
(B)
_Revolta de Beckman:
*Líder ou participante: teve a participação de colonos liderados pelos irmãos Manuel e Tomas Beckman.
*Nome, local,data: Revolta de Beckman, São Luís, 1684.
*Causas: devido a insatisfação de proprietários rurais, comerciantes e da população com a Companhia de Comércio do Maranhão.
*Objetivos:finalizar a atividade dessa companhia , para acabar com o monopólio que a mesma exercia.
*Resultado: envio de um novo governador ao Maranhão para acabar com a revolta e manter a ordem , prisão e julgamento dos revoltosos e os irmãos Beckman foram condenados a forca.
_Guerra dos Mascates:
*Líder ou participante: Leonardo Bezerra Cavalcanti e Bernardo Vieira como líderes.
*Nome,local,data:Guerra dos Mascates, Pernambuco - Recife, 1710 a 1711.
*Causas: disputa do território por Olinda e Recife , favorecimento da coroa portuguesa aos comerciantes de Recife, forte sentimento anti lusitano e crise econômica em Olinda.
*Objetivos: manter o controle político na região, igualdade de tratamento e não favorecimento dos comerciantes, e mantimento de Recife em condição de povoado.
*Resultado: prisão dos principais líderes do movimento, permanecimento da autonomia de Pernambuco e em 1712 , Recife se tornou sede administrativa de Pernambuco.
_Revolta de Vila Rica
*Líder ou participantes: Filipe dos Santos.
*Nome,local,data: Revolta de Vila Rica, Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais), 1720.
*Objetivos: fim das Casas de Fundição, fim dos monopólios do fumo, gado e aguardente e redução de impostos.
*Resultado: O líder , Filipe dos Santos, foi condenado a morte e executado, aumento da fiscalização na colônia e continuação das Casas de Fundição e separação da capitania de São Paulo de Minas Gerais.