QUESTÃO 4 Em primeiro lugar, a taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira com base na moeda nacional. Usando o exemplo do dólar, a taxa será o valor da moeda americana em reais. Ou seja, se o preço do dólar está em R$ 5,00, esta é a taxa de câmbio da moeda americana neste dado momento. o dólar é usado como referência mundial, seja para transações do mercado financeiro, de comércio entre países ou para o turismo. Mas não se esqueça de que a taxa de câmbio é o valor de qualquer moeda estrangeira (euro, pesos argentinos, ienes etc) com relação à nacional, no caso, o real. Assim, sobre as influências da taxa de câmbio analise as asserções abaixo: 1. Para os importadores, uma operação realizada no mercado internacional é mais vantajosa quando o dólar está em alta. Na prática, isso significa que os produtos que chegam ao país apresentam uma vantagem em relação aos preços nacionais, aumentando a margem de lucro. II. Para o exportador, um negócio vantajoso é feito quando o dólar está em baixa. Na prática, isso significa que os produtos que saem ao país apresentam uma vantagem em relação aos preços internacionais, aumentando a margem de lucro. III. A taxa de cambio pode ser um instrumento utilizado para controlar a inflação de um país, o que pode ser feito através da âncora cambial um mecanismo de política econômica através do qual o governo fixa a taxa de câmbio com a intenção de "proteger" a economia do aumento generalizado dos preços. É correto que a se afirma em:
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
Alternativa 2:
III, apenas.
Explicação:
I. Errada.
Para os importadores, uma operação realizada no mercado internacional é mais vantajosa quando o dólar está em baixa, ou seja, se pagará menos pelo produto adquirido.
II. Errada.
Para o exportador, um negócio vantajoso é feito quando o dólar está em ALTA. Terá maior lucro, pois irá vender por preço maior.
III. Correta.
Faz com que a moeda nacional seja valorizada, estimula a importação, além de reduzir a inflação.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás