CAPM é a sigla que expressa “Capital Asset Pricing Model” em português “Modelo de Precificação de Ativos de Capital”. É um método que analisa a relação entre o risco e o retorno que é esperado de um investimento. Muito utilizado em finanças para precificar títulos de risco e gerar retornos esperados para os ativos, o CAPM determina a taxa de retorno teórica apropriada para certo ativo em relação a uma carteira de mercado diversificada.”
Utilizando o modelo CAPM “Rs = Rf + Beta . (Rm - Rf)”, sendo o coeficiente beta de 2, em uma economia na qual os valores da taxa de retorno livre de risco (Rf) e da taxa de retorno de mercado (Rm) são, respectivamente, 5% e 10 % ao ano, o retorno esperado de determinado ativo (Rs) é de:
Alternativas
Alternativa 1:
15%
Alternativa 2:
18%
Alternativa 3:
20%
Alternativa 4:
21%
Alternativa 5:
22%
Respostas
Resposta: Alternativa 1) 15 %
Explicação passo a passo:
“Rs = Rf + Beta . (Rm - Rf)
Rs=?
Rf= 5
Beta=2
Rm= 10
Rs= Rf + Beta x ( Rm - Rf)
Rs= 5+2 x (10-5)
Rs= 5 + 2 x (5)
Rs= 5+ 10
Rs= 15 %
Obs: único valor possível que encontrei
O retorno esperado deste ativo é de 15%, sendo a alternativa I a correta.
Modelo de precificação de ativos de capital
O CAPM é um método de analise que encontra a relação existente entre o risco e o retorno de um investimento, onde para isso leva-se em conta as chances de o investimento não resultar no valor investido de volta.
A fórmula de cálculo é:
Rs = Rf + β*(Rm - Rf)
Para encontrarmos o valor do retorno esperado, teremos que utilizar os valores informados no texto e substituir na fórmula. Onde,
- Rs = ?
- Rf = 5
- β = 2
- Rm = 10
Calculando, temos:
Rs = 5 + 2*(10 - 5)
Rs = 5 + 2*(5)
Rs = 5 + 10
Rs = 15%
Aprenda mais sobre CAPM aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4795627
#SPJ2