Conurbação e Hierarquia urbana são dois conceitos estudados em sala de aula. O que são eles? Dê exemplos. ;)
Respostas
Resposta:A conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais. Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de “Grande São Paulo”, envolvendo mais de 38 municípios.
A hierarquia urbana é a ordem de organização entre os diferentes níveis de complexidade econômica das cidades. ... Fazem parte da hierarquia urbana mundial as cidades globais, as metrópoles nacionais, as metrópoles regionais e as cidades de menor porte.hierarquia. Por exemplo, dentro da Igreja Católica, o Papa exerce o cargo máximo dentro da hierarquia da Instituição. Abaixo dele estão os Cardeais, em seguida os Arcebispos, os padres, e assim por diante.
Explicação:
Resposta:A conurbação é um fenômeno comum nos grandes centros urbanos, mas não está restrita a eles. No Brasil, em geral, a conurbação dá origem às chamadas regiões metropolitanas, que são conjuntos de municípios vizinhos interligados no espaço geográfico por meio das relações econômicas e das práticas sociais.
Explicação:Atualmente, a cidade de São Paulo é conurbada com quase todos os seus municípios limítrofes. É a representação mais expressiva do fenômeno de conurbação no Brasil. Comumente as pessoas transitam de um município a outro dentro da região metropolitana de São Paulo sem notar que ultrapassaram os limites que separam os municípios. Essa unificação dos núcleos urbanos é uma característica fundamental do processo de conurbação.