1) o arroz (oryza sativa) é um dos grãos mais consumidos no mundo e seu valor nutricional está relacionado a reserva de nutrientes na semente. Um estudante ao saber dessas informações, foi procurar na internet alguns textos sobre o arroz. Achou em um site de genética, que o arroz é uma espécie que possui 24 cromossomos e é 2n. Com essas informações, pode-se concluir que: *.
Respostas
Resposta:
é uma espécie diploide com 24 cromossomos (2n = 24).
Explicação:
O número de cromossomos em um conjunto é representado por n.
A classificação das células em haploides, diploides e poliploides leva em consideração a quantidade de conjuntos cromossômicos.
haploides - não encontramos os cromossomos aos pares, portanto, não ocorrem cromossomos homólogos. (não são representadas apenas por n).
diploides - possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares (Exemplo: 2n). Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes.
poliploides - apresentam vários conjuntos cromossômicos, ou seja, possuem mais de dois conjuntos cromossômicos (Exemplos: 3n, 4n, 5n). Nas plantas, há uma grande quantidade de representantes poliploides. Nos seres humanos, a poliploidia leva a profundas anormalidades e à morte.
O arroz (Oryza sativa) é uma espécie diploide com 24 cromossomos (2n = 24).