Sabendo que na tabela a seguir: Z = nº atômico; p = nº de prótons; e = nº de elétrons, n = nº de nêutrons; A = nº de massa, indique o valor da letra R, S, T, X e W nesta ordem.
Digite assim, por exemplo: R=1,S=4,T=6,X=10,W=12.
Respostas
Resposta:
Os valores são os seguintes: R = 26, S = 26, T = 26, X = 30 e W = 56
Explicação:
O átomo é formado por partículas conhecidas como prótons (cargas positivas), elétrons (cargas negativas) e nêutrons (neutros). Prótons e nêutrons se localizam no núcleo dos átomos enquanto que os elétrons estão localizados em volta do núcleo, ou seja, na eletrosfera.
O número atômico de um elemento químico representa a quantidade de prótons presentes do núcleo dos átomos. Cada elemento químico apresenta um número específico de prótons pois esse valor é o que determina as propriedades do elemento e sua localização na tabela periódica. Em sua maioria, são representados pela letra Z e se localizam na parte inferior do elemento. Nesse caso, o elemento ferro possui número atômico 26, portanto, Z=26 e p=26.
É importante ressaltar que todos os átomos ao estarem em seu estado fundamental apresentam cargas positivas e negativas em mesma quantidade. Dessa forma, o número de elétrons do ferro também é 26, ou seja, e = 26.
O número de massa representa a quantidade de prótons e de nêutrons presentes no núcleo. Geralmente está localizada na parte superior do elemento químico, ou seja, o número de massa do elemento ferro é 56. Além disso, pode ser calculada pela seguinte fórmula:
A = p + n
Portanto, o número de nêutrons do ferro será o seguinte:
56 = 26 + n
n = 56 -26
n = 30