Respostas
Resposta: O bioma marinho são áreas oceânicas com características físicas e biológicas semelhantes, reunindo vários ecossistemas. Eles são caracterizados por seu alto teor de sais, variação de temperatura, densidade e gradiente de luminosidade.
Características dos biomas marinhos:
– água do mar
A característica mais relevante dos biomas marinhos é que o meio em que se desenvolvem é a água do mar. Isso apresenta algumas características particulares de composição e pH, além de estar sujeito ao efeito de diferentes fatores ambientais.
Salinidade
A água do mar é salgada, com um alto teor de sais minerais que são transportados do continente pelas correntes de água provenientes da precipitação. No entanto, a concentração de sais não é a mesma em todas as áreas, variando entre 30 e 50 gramas por litro de água, com o oceano com a maior concentração sendo o Atlântico.
– temperatura do oceano
A água tem uma alta capacidade calórica (é capaz de absorver grandes quantidades de calor), mas seu resfriamento é lento. Além disso, a temperatura não é a mesma em todos os oceanos do mundo e varia com a latitude e profundidade.
Por exemplo, no Oceano Atlântico equatorial, a temperatura atinge 29 ºC, enquanto no Ártico cai para -50 ºC no inverno. Enquanto verticalmente a temperatura varia de máximos de 30ºC a temperaturas abaixo de 0ºC nas profundidades abissais.
– Radiação solar
A incidência de radiação solar nos oceanos varia com a latitude e sua penetração é limitada pela densidade da água. Nesse sentido, a luz solar não ultrapassa os primeiros 200 m de profundidade, sendo uma limitação para a produção primária baseada na fotossíntese.