Respostas
Resposta:
Explicação:
O intemperiosmo é um processo diferente da erosão. Ele ocorre quando há ação de fenômenos químicos e físicos (mecânicos sem ação humana), que provocam degradação das rochas. Os principais agentes causadores do intemperismo são:
- Raízes de árvores: muitas árvores possuem raízes fortes e grandes. Com o crescimento, elas vão provocando deslocamento de terra e abertura de fendas no solo.
- Solidificação da água: em regiões de clima polar, a água infiltra em fendas de rochas. Com a queda da temperatura no inverno, a água passa para o estado sólido (gelo), aumentando o espaço que ocupava no estado líquido. Com um volume maior (cerca de 15%), a estrutura da rocha é pressionada, podendo causar fragmentação na mesma.
- Alteração química do solo: o intemperismo químico ocorre quando uma rocha possui uma composição química que pode ser alterada com a água das chuvas ou umidade. Essa alteração química pode gerar a decomposição da rocha.
- Amplitude térmica: em regiões em que há muita variação de temperatura durante o dia (em desertos, por exemplo), ocorre, por consequência, constantes movimentos de dilatação e contração das partículas que formam as rochas. Estes movimentos constantes (diários) durante médio e longo prazo podem provocar rachaduras estruturais nas rochas.