O mundo é uma aldeia global e tudo o que nele acontece afeta todas as áreas do planeta. O global, o nacional, o regional e o local são instâncias interdependentes. É possível afirmar que isso também se aplica às questões ambientais?
Respostas
Sim, é possível afirmar que tudo o que acontece no mundo afeta todas as áreas do planeta quando tratamos de questões ambientais.
É claro que aí está implícita uma noção de grau: se uma árvore morrer na América do Norte, não serão sentidas mudanças na Ásia, mas se uma floresta morrer na América do Norte, as consequências serão mensuráveis em todo o mundo.
Por estas mudanças ocorrerem gradativamente, não parece evidente que afetam o mundo inteiro, mas quando um determinado país polui muito o ar e destrói a camada de ozônio, todos os demais países sofrem com os efeitos.
Do mesmo modo, os efeitos do aquecimento global, causados, em sua grande maioria, pelos países mais industrializados, são muitas vezes sentidos por pequenos países insulares, que já começam a ter os seus territórios aos poucos tomados pelas águas, mesmo que eles mesmos poluam muito pouco.
Ou seja, aquilo que é feito em um país, desde que possua um significado grande o suficiente, afeta todos os demais quando tratamos de questão ambiental, do mesmo modo como a crise de uma economia grande afeta todos os demais.
Quando afirmamos que o mundo é uma aldeia global, o que tentamos dizer é que, no mundo globalizado, tudo é inter-relacionado. Na prática, ações que são realizadas em âmbito nacional, regional e local, acabam refletindo, como resultado, num contexto global.
Em termos econômicos, políticos e sociais isso é evidente. Mesmo conflitos regionais, como foi o caso da Primavera Árabe, movimentou o mundo quando de seu acontecimento.
Quando a discussão, no entanto, é sobre temas ambientais, isso fica ainda mais claro: a emissão de gases poluentes no Brasil pode acarretar problemas na Índia, assim como o contrário é também verdadeiro. Não há como escapar da influência ambiental e por isso é importante agir com ética e consciência.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/18189882