Compreender criticamente a realidade dos problemas ambientais envolve uma leitura da realidade local, mas interpretada sob referências teóricas mais amplas proporcionadas pela pela pedagogia da autonomia e da libertação, como ressalta Paulo Freire na obra Pedagogia da Autonomia (2002). Segundo Freire "Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo".Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
A) Freire (2002) propõe o aluno como um sujeito social e histórico, que, apesar de suas próprias experiências, não traz conhecimentos, portanto o aprendizado e o ato de ensinar são similares ao processo operatório realizado no adestramento de animais.
B) Os sujeitos são meramente reprodutores do conhecimento e aprendizes que reproduzem a realidade.
C) Como eixo norteador de sua prática pedagógica é possível a formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estímular os educando a uma reflexão crítica da realidade em que estão inseridos.
D) Essa perspectiva aproxima-se da educação adestradora, cujo aprendizado ocorre por condicionamento de respostas operantes, apresentada por Burrhus F. Skiner.
Respostas
respondido por:
3
Resposta certa é a letra (C)Como eixo norteador de sua prática pedagógica é possível a formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estímular os educando a uma reflexão crítica da realidade em que estão inseridos.
Explicação: porque é a única alternativa que está igual na livro de educação ambiental na página 23
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás