Respostas
Resposta:
O Fauvismo foi um movimento situado entre 1905 e 1907 que buscava uma arte de equilíbrio e serenidade, sem temas perturbadores ou deprimentes. Ganhou esse nome em derivação do francês les fauves, “as feras”, que foi a expressão atribuída a pintores que romperam com o cânone impressionista vigente na época e usavam em sua obra traços e cores violentas.
Você Sabia?
O impressionismo foi um movimento do século XIX que buscava uma arte capaz de registrar a impressão captada em momentos específicos como o nascer do sol. A luz e o movimento tinham papel de destaque, sendo muitas vezes a obra composta ao ar livre para se aproximar da realidade. Seu principal expoente foi Claude Monet.
O contexto histórico desse movimento é marcado pela Revolução Industrial, que trouxe ao mundo uma dinamicidade e velocidade que não mais permitiam o estudo profundo e pausado de épocas anteriores, deixando o mundo artístico numa ebulição de ideias e experimentação do novo. O aprendizado acumulado é questionado e abre-se espaço aos instintos.
A pintura do movimento é fortemente influenciada por Van Gogh e Gauguin. Esse marcado pelo primitivismo e aquele pela paixão e cores fortes e puras. A estética é marcada pela desordem e instinto. A tela é plana, abandona-se a tridimensionalidade. O desenho e a forma perdem o valor, sendo a deformidade a preferida entre os artistas.
Resumidamente o Fauvismo possui como principais características a pincelada violenta, espontânea e definitiva; a ausência de ar livre, tão utilizada nomovimento anterior; o colorido brutal; a autonomização do real; o uso de cores puras e manchas largas. Seus principais artistas foram: Georges Braque, Andre Derain, Jean Puy, Maurice de Vlaminck e Raoul Dufy.
b) Expressionismo
O Expressionismo surgiu na Alemanha no início do século XX, concomitante ao Fauvismo que se aflorou na França. Ambos foram responsáveis por abrir ao mundo as correntes vanguardistas. Tal qual o movimento francês, o expressionismo rompia com o impressionismo, defendendo que a arte deveria ter um papel intuitivo em que predominasse a visão e expressão do artista e não a mera impressão da realidade em que se resumia a arte no período anterior.
O termo foi utilizado pela primeira vez em 1901 pelo francês Julien Auguste Hervé, o qual usou a palavra para se referir a uma mostra de pintura exposta no Salão dos Independentes de Paris, identificando as diferenças com o Impressionismo.
Essa vanguarda artística foi bastante homogênea, embora tendo coexistindo em várias regiões e com várias modalidades artísticas. Basicamente de essência subjetiva, era marcada pela angústia da época, situada nos pré e pós-guerras. Era por meio da arte que se expressavam os sentimentos trazidos pelo contexto histórico e social pelo qual a Europa passava.
Naquele momento, a Alemanha passava por um período de efervecência intelectual, sendo a arte alvo constante dos estudos de Wagner, Nietzsche, Konrad Fiedler, Theodor Lipps e Wilhelm Worringer, entre outros. Foi nesse cenário privilegiado que o expressionismo foi apresentado ao mundo e defendido por seus criadores.
Não foi apenas na pintura que o expressionismo deixou sua marca no mundo. Todas as manifestações artísticas foram marcadas por seus traços emocionais e distorsões formais. O teatro, o cinema, a música, a literatura, a dança, a arquitetura e a escultura, entre outros, tiveram no expressionismo uma vertente capaz de levar à arte a função social do período, qual seja a de trabalhar os sentimentos da época.
c) Cubismo
O cubismo também surgiu no início do século XX, tendo como principal expoente o famoso pintor Pablo Picasso. A obra Les demoiselles d'Avignon, 1907 é o marco inicial dessa importante vanguarda.
Possui como principal característica o traçado geométrico e o descompromisso com a realidade. São expressas as três dimensões, mas todas no mesmo plano, como se as formas estivessem abertas. As linhas são retas e representam os objetos pelos olhos de um expectador que visualiza o objeto por vários ângulos. Há uma sensação de pintura escultória e as cores são fechadas e austeras.
Nas artes plásticas, seus principais pintores, além do já citado Picasso, foram Paul Cézanne, Georges Braque, Juan Gris, Umberto Boccioni, Diego Riviera, Tarcila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro, entre outros. Na literatura se destacaram Érico Veríssimo, John Passos, Guillaume Apollinaire, Blaise Cendrars, Oswald de Andrade, entre outros.
d) Futurismo
O Futurismo surgiu em 1909 como movimento artístico e literário. Baseava-se na tecnologia que começava a surgir e negava a moral e o passado. O movimento era ativamente defendido tendo como seu primeiro manifesto o texto Les mots en liberté, que significava liberdade às palavras.