Os níveis dos canais de distribuição podem ser incrementados ou reduzidos em função de variáveis como: tipo do produto, pontos de venda, características do consumidor, etc.
De acordo com o gráfico da figura 5 acima, identifique os níveis conforme os exemplos citados e assinale a alternativa correta:
A
Canais de Distribuição de 2 níveis: um exemplo são as concessionárias de automóveis.
B
Canais de Distribuição de 3 níveis: a venda e distribuição do produto é realizada diretamente pelo fabricante para o consumidor.
C
Canais de Distribuição de 4 níveis tem como estratégia realizar vendas através de catálogos, utilizando promotores de venda.
D A diferença dos Canais de Distribuição de 5 níveis para o de 4 níveis no exemplo acima é porque existe a intermediação de uma pessoa jurídica comissionada para venda de produtos em grandes centros, por exemplo.
E
Corretores de seguros, imobiliários e representantes de vendas, não são considerados AGENTES, que compõem os canais de distribuição de 5 níveis.
Respostas
Resposta:
LETRA (D) CORRETA, A diferença dos Canais de Distribuição de 5 níveis para o de 4 níveis no exemplo acima é porque existe a intermediação de uma pessoa jurídica comissionada para venda de produtos em grandes centros, por exemplo.
Explicação:
- LETRA (A) INCORRETA, Pois é a venda e distribuição do produto é realizada diretamente pelo fabricante para o consumidor. exemplo característico à distribuição de cosméticos por meio de vendas por catálogos realizadas pelos promotores de vendas, não de concessionárias de automóveis.
- LETRA (B) INCORRETA, Pois a venda é realizada diretamente pelo varejista para o consumidor, não do fabricante para o consumidor.
- LETRA (C) INCORRETA, Pois a alternativa se refere aos níveis 2, não aos nível 4.
- LETRA (E) INCORRETE, Pois os corretores de seguros, imobiliários e representantes de vendas são considerados agentes. A alternativa diz que não são.
Resposta:
D - Os autores definiram três tipos de níveis de serviço: Prestação de Serviço Básico, Atendimento de pedido perfeito e Prestação de serviços de valor agregado.
Explicação: