• Matéria: ENEM
  • Autor: carloshiago28581
  • Perguntado 3 anos atrás

Meu Pé de Laranja Lima Capítulo Terceiro [. ] Corri de novo até em casa. A noite tinha chegado também. Havia a luz acesa do lampião apenas na cozinha. Todos tinham saído, mas papai estava sentado na mesa olhando o vazio da parede. Apoiava o rosto na palma da mão e o cotovelo na mesa. – Papai. – O que é, meu filho? Não havia rancor nenhum em sua voz. [. ] Coloquei a caixa no chão [. ]. Olhei Papai. O seu rosto barbado, os seus olhos. Só pude falar. – Papai. Papai. E a voz foi sendo consumida pelas lágrimas e soluços. Ele abriu os braços e estreitou-me ternamente. – Não chore, meu filho. [. ] – Eu não queria, Papai. Eu não queria dizer. Aquilo. – Eu sei. Eu sei. Não fiquei zangado porque no fundo você tinha razão. Me embalou, um pouco mais. Depois levantou o meu rosto e enxugou-o com o pano de prato que estava jogado perto. – Assim é melhor. [. ] Nesse texto, os travessões foram utilizados para apontar a explicação de um termo. Destacar trechos mais importantes. Marcar as falas dos personagens. Revelar opiniões do narrador.


Gabywiasmin: é c gente marcar as falas dos personagens

Respostas

respondido por: cafeinados29504
3

Resposta: [C] marcar as falas de cada personagens

traversao

O travessão é um sinal de pontuação utilizado para indicar o início de frases ou interlocuções. Dos sinais de pontuação, é um dos mais utilizados, justamente pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques.

Explicação: espero ter ajudado

respondido por: heloisagoncalves745
5

No texto Meu Pé de Laranja Lima os travessões foram utilizados para marcar as falas dos personagens. Alternativa C.

No texto se percebe que na ocorrência do travessão no momento anterior a frase, os personagens estabelecem diálogos, remontando assim ao uso do travessão como sinal de pontuação útil na caracterização do discurso direto.

Se acaso o travessão não tivesse sido utilizado, teria de se fazer uso do discurso indireto, exemplo:

  • – Eu não queria, Papai.
  • O menino então disse ao seu pai que não queria tal situação.

A percepção da ocorrência do discurso direto nos textos auxilia o leitor no entendimento de como a história é construída, se de repente o autor deseja manter um tom impessoal, ou apresentar os personagens diretamente ao público como forma de aproximação.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/13663881

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares