Pesquisadores do Cepid Redoxoma, liderados pela professora Alicia Kowaltowski, do Instituto de Química (IQ) da USP, demonstraram que modificações na morfologia, isto é, na forma da mitocôndria, organela que é considerada como a usina de força das células, alteram sua capacidade de absorção e retenção de cálcio. O estudo mostrou que mitocôndrias maiores captam cálcio mais rapidamente e em maior quantidade do que mitocôndrias menores. O cátion cálcio pode ser separado e identificado através da formação de substâncias que precipitam. Dentro do sistema de classificação de cátions, o cálcio encontra-se no Grupo IV. Sobre a separação e identificação de cátions, responda:
a) Quais os outros cátions que fazem parte do grupo IV e quais as características dos cátions pertencentes a esse grupo?
b) Se você dispusesse de uma mistura dos cátions do Grupo IV, descreva os procedimentos e reagentes que utilizaria para separá-los e identificá-los (não havendo a necessidade de especificar massas e volumes).
Respostas
Resposta:a) Bário e estrôncio. os cátions do grupo IV formam carbonatos insolúvel em solução.
b) Inicialmente adicionar cloreto de amônio, alcalinizaria o meio com hidróxido de amônio e adicionaria carbonato de amônia de modo precipitar os cátions cálcio, bário e estrôncio. Após centrifugação e separação do precipitado, levaria ele com água e dissolveria com ácido acético sob aquecimento. Adicionaria cromato de potássio para participar bário na forma do seu sal de cromato e separaria o sobrenadante. Adicionaria fulfato de amônio e ácido e aqueceria de modo a precipitar o sal de cálcio
Explicação:
RESPOSTA ESPERADA
Resposta:
Os cátions que fazem parte do grupo IV são Bário e Estrôncio.
Eles formam carbonatos insolúveis em solução.
Se eu dispusesse de uma mistura dos cátions do grupo IV, eu começaria adicionando cloreto de amônio, alcalinizaria o meio com hidróxido de amônio e adicionaria carbonato de amônio que iria precipitar os cátions cálcio, bário e estrôncio.
Logo após a centrifugação e separação do precipitado, lavaria ele com água e dissolveria com ácido acético sob aquecimento.
Também adicionaria cromato de potássio para precipitar bário na forma do seu sal de cromato e separaria o sobrenadante.
Adicionaria sulfato de amônio ao sobrenadante para precipitar sulfato de estrôncio, e separaria as fases.
Por fim, ao sobrenadante contendo cálcio, adicionaria oxalacetato de amônio e ácido acético e aqueceria de modo a precipitar o sal de cálcio.
Explicação: