Respostas
Resposta:
Na verdade, ambos têm visões diferentes sobre a organização social, bem como a coesão social.
Hobbes acredita que o indivíduo viveria em uma constante guerra e que, se não fosse por haver uma autoridade maior para quem tivessem abdicado sua liberdade individual para haver segurança e proteção, o homem se mataria, pois eventualmente não poderia mais suportar esse estado de guerra perpétuo contra tudo e todos. Assim, Hobbem diz que a paz social vem a partir do poder soberano.
Rousseau, por outro lado, diz que a paz social bem como a organização da sociedade se dá por vias pacificas, que o homem adere a uma espécie de contrato. Esse contrato e intersubjetivo, pois o indivíduo integra o Estado e este cede parte de seus direitos para haver a mesma segurança. Explanando dessa forma as duas ideologias se parecem iguais, porém, a diferença esta na origem da organização social, da paz social. Para Hobbes ela vem do soberano que impõe a ordem e a paz social, sendo a segurança uma espécie de ato benevolente. Já para Rousseau, os indivíduos cedem direitos ao Estado para que este lhes ceda segurança. É uma dupla troca de direitos entre indivíduo e Estado.
Assim, as máximas que definem ambos filósofos que "o homem é o lobo do próprio homem" (HOBBES) e "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe" (ROUSSEAU) indicam como é necessário uma autoridade para quem abdiquem de seus direitos em prol de um bem social maior, a paz e a segurança