01. Em suas reflexões acerca do procedimento científico, os pensadores do Círculo de Viena enfatizaram as exigências de clareza e precisão, pois a teoria deveria passar pelo critério empírica para ser aceita como verdadeira. Logo, esses pensadores propuseram o *
1 ponto
a) Princípio de refutabilidade.
b) Princípio da verificabilidade.
c) Princípio da motricidade.
d) Princípio da gravidade.
02. O filósofo importante no campo da ciência foi o francês Gaston Bachelard (1884-1962), que destacou a importância do estudo da história da ciência como instrumento de análise da própria racionalidade. Nessa pesquisa, a atividade científica é entendida como parte de um processo histórico amplo e que possui um caráter social. Sobre este filósofo é INCORRETO afirmar. *
1 ponto
a) A ciência progride por rupturas epistemológicas quando supera obstáculos epistemológicos.
b) A ciência caminha por saltos que se caracterizam pela recusa dos pressupostos e métodos que orientavam a pesquisa anterior.
c) Bachelard negou, ainda, o papel da imaginação e da criatividade como elementos imprescindíveis à prática científica.
d) Exemplos de ruptura epistemológica são os da física quântica e da teoria da relatividade, que formulam uma nova maneira de conceber o espaço e o tempo, como respostas aos obstáculos apresentados à física newtoniana.
03. Qual filósofo da ciência criticou o critério da verificabilidade e propôs como única possibilidade para o saber científico o critério da refutabilidade ou da falseabilidade. De acordo com esse critério, uma teoria mantém-se como verdadeira até que seja refutada, isto é, até que sejam demonstrados sua falsidade, suas brechas, seus limites. *
1 ponto
a) Rudolf Carnap
b) Thomas Kuhn
c) Karl Popper
d) Gaston Bachelard
04. O estado-unidense Thomas Kuhn (1922-1996), físico e filósofo da ciência, desenvolveu sua teoria acerca da história da ciência entendendo-a não como um processo linear e evolutivo, mas como sucessão de paradigmas. Sobre o pensamento do filósofo é INCORRETO afirmar. *
1 ponto
a) Paradigma é compreendido, em sua definição, como um conjunto de normas e tradições dentro do qual a ciência se move, durante determinado período e em certo contexto cultural.
b) Kuhn entende a história da ciência não como um processo linear e evolutivo, mas como uma sucessão de paradigmas que se confrontam entre si.
c) Kuhn sustenta a tese de que a ciência se desenvolve durante certo tempo a partir da aceitação, por parte da comunidade científica, de um conjunto de teses, pressupostos e categorias que formam seu paradigma.
d) O paradigma não se altera, provocando uma estagnação que permanece no caminho como um tipo de desenvolvimento científico.
05. Karl Popper se diferenciou ao introduzir na ciência a ideia de “falibilismo”. Ele disse o seguinte: “O que prova que uma teoria é científica é o fato de ela ser falível e aceitar ser refutada” (critério de falseabilidade). Para ele, nenhuma teoria científica pode ser provada para sempre ou resistir para sempre à falseabilidade. De acordo com o texto, podemos afirmar *
1 ponto
a) O critério de falseabilidade relaciona-se com a necessidade de submeter uma teoria à prova, buscando demonstrar sua falsidade ou de refutá-la com base em um método crítico.
b) Segundo Karl Popper, todo conhecimento científico é definitivo e não comete erros.
c) Para Karl Popper, o valor de uma teoria se mede pela sua verdade, mas não pela possibilidade de ser falsificada.
d) o progresso na ciência, de acordo com o falsificacionismo, só existe quando é possível verificar uma teoria e, de forma definitiva, mostrar que ela é verdadeira.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1a 2b 3c 4d 5a essas são as respostas
kevinrichardferreira:
1 errada 2 errada certa: 1 b 2 c
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás